• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • MPT-RS realiza oficina de capacitação em análise de dados de acidentes de trabalho e atuação no setor de coleta de resíduos domiciliares urbanos e rurais

☎️ O atendimento ao público, no horário de expediente, pelos seguintes telefones. O MPT-RS também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

MPT-RS realiza oficina de capacitação em análise de dados de acidentes de trabalho e atuação no setor de coleta de resíduos domiciliares urbanos e rurais

Procuradora Priscila Dibi Schvarcz ministrou atividade apresentando técnicas de investigação e de coletas de dados para análise de subnotificação e atuação no setor no âmbito do Projeto Regional do GAET da PRT4

 

     Foi realizado durante os dias 11 e 12 de abril, na Sede do MPT-RS, o curso de capacitação Técnicas de Investigação e Extração de Dados para Análise da Subnotificação de Acidentes de Trabalho e Atuação no Setor de Coleta de Resíduos Domiciliares Urbanos e Rurais no âmbito do Projeto Regional do GAET da PRT4. A atividade, ministrada pela Procuradora do MPT-RS Priscila Dibi Schvarcz, coordenadora regional da CODEMAT-RS (Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do trabalho), foi voltada a procuradores e assessores dos ofícios especializados da PRT-4, bem como aos peritos da Sede.

     A PRT4, no âmbito do Grupo de Atuação Especial Trabalhista (GAET), desenvolve o Projeto Regional "Segurança no trabalho e inclusão socioprodutiva na cadeia de coleta de resíduos" que, dentre os objetivos, destina-se a atuar frente ao setor de coleta de resíduos domiciliares, sendo a atividade realizada integrante do referido projeto. O setor concentra, no período de 2012 a 2022, 71.634 acidentes de trabalho, sendo 63% referentes a coletores- os mais comuns acidentes relacionados a quedas, lesões em máquinas e equipamentos, exposição a agentes químicos e acidentes com perfurocortantes.

     Ao longo dos dois dias de curso, foram apresentados procedimentos e técnicas para obtenção de informações disponíveis nos sistemas de investigação, de modo a aprimorar as instruções de inquéritos civis sobre questões de saúde e segurança no Trabalho.

    A oficina, que teve uma seção teórica expositiva e outra seção de aplicação prática e análise documental e de dados, teve a participação de procuradores integrantes do GAET da PRT4 e representantes das demais coordenadorias temáticas do MPT-RS: Franciele D’Ambros, vice-coordenadora da CONAETE; Marcel Bianchini Trentin, coordenador da CONATPA; Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha, coordenador da CONAP; Martha Diverio Kruse, coordenadora da COORDIGUALDADE; Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, coordenadora da COORDINFÂNCIA; e Rogério Uzun Sanfelici Fleischmann, coordenador da CONALIS.

Tags: Abril

Imprimir