📅 Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante. Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


☎️ O atendimento ao público segue pelos canais online e, no horário de expediente, pelos seguintes telefones:

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

MPT-RS participa de lançamento de livro sobre políticas de inclusão de pessoas com deficiência

Procuradoras da Coordigualdade do MPT-RS estiveram no lançamento da obra Vidas Além da Cota, do auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Giguer

Martha Diverio Kruse, Claudir Nespolo e Rafael Giguer no lançamento de "Vidas Além da Cota"
Martha Diverio Kruse, Claudir Nespolo e Rafael Giguer no lançamento de "Vidas Além da Cota"
 

    A vice-procuradora-chefe do MPT-RS, Martha Diverio Kruse, coordenadora regional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho), participou na tarde desta sexta-feira (17/11) da mesa de lançamento do livro Vidas Além da Cota, de autoria do auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Giguer. O debate de lançamento foi realizado como parte do evento Inclusão Social no Trabalho, no Plenarinho João Neves da Fontoura, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Além da procuradora e do próprio autor Rafael Giguer como mediador, a mesa contou também com a participação do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo.

     Vidas Além da Cota (editora Cirkula) é uma obra na qual Rafael Giguer, auditor-Fiscal do Trabalho que fiscaliza o cumprimento de cotas destinadas a pessoas com deficiência em empresas de grande porte e ele próprio deficiente visual, compila histórias de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e as consequências positivas dessa inclusão. Nos relatos reunidos por Giguer, pessoas com diversas modalidades de deficiência (físicas, sensorial, intelectuais ou psicossociais) narram a mudança radical que tiveram em suas vidas após encontrarem trabalho como resultado de políticas destinadas à inclusão. O livro também narra, de uma perspectiva pessoal, a participação do auditor em resgates de trabalhadores (com deficiência ou não) em situação análoga à escravidão.

     Em sua fala no evento, a procuradora Martha Diverio Kruse parabenizou o auditor-fiscal do trabalho pelo projeto e ressaltou o caráter oportuno da publicação, lembrando que a histórias contadas mostram as vidas para além dos números, evitando a dessensibilização do público para a causa fundamental da inclusão. A procuradora Márcia Medeiros de Farias, vice-coordenadora da Coordigualdade do MPT-RS, também compareceu ao evento.

Tags: Novembro

Imprimir