MPT-RS participa de evento sobre transição ecológica e gestão de resíduos na Semana Lixo Zero em Porto Alegre

Encontro promovido pelo GISA e pela Defensoria Pública do RS terá palestra e mesas de debates discutindo sustentabilidade, economia circular e redução das desigualdades

Evento será realizado em modo híbrido, na sede da DPE e com transmissão via YouTube
Evento será realizado em modo híbrido, na sede da DPE e com transmissão via YouTube

Será realizado no dia 29 de outubro, em Porto Alegre, o evento Transição Ecológica e Gestão de Resíduos Sólidos como instrumentos de redução das desigualdades. A iniciativa, promoção da Defensoria Pública do Estado (DPE) e do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) integra a programação da Semana Lixo Zero, e será realizada das 13h30 às 17h, no auditório do 4º andar da sede da DPE/RS (rua Sete de Setembro, 666, Centro), em Porto Alegre. O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participará do evento como integrante do GISA, por meio de sua Comissão Socioambiental.

Organizado pelo GISA e pelo Núcleo de Defesa Ambiental (NUDAM) da DPE/RS, o encontro tem como objetivo promover debates e sensibilização sobre sustentabilidade, consumo consciente, gestão de resíduos e transição ecológica. O evento contará com palestras e mesa de debates, com transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria no YouTube, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SMPjrbw7jD8. As inscrições para participação presencial podem ser feitas no link https://forms.gle/e3qrMx8gApkFSf3S8.

A programação começa com a palestra A experiência da Civilização Ecológica da China, ministrada por Diego Pautasso, doutor e mestre em Ciência Política, co-criador do projeto Fios de China e diretor de pesquisas do Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRACh).

Em seguida, haverá uma mesa de debates sobre Economia Circular: como meus resíduos contribuem para a crise climática?, com Istefani Carísio de Paula, doutora em Engenharia de Produção e professora da UFRGS, e Michele Ferreira dos Santos, catadora há 14 anos, integrante da coordenação da cooperativa Renascer e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. A mediação será feita por Lucas Fontes, empreendedor social e educador ambiental, diretor do Green Thinking Project.

A Semana Lixo Zero busca conscientizar a população sobre práticas sustentáveis e gestão de resíduos sólidos, por meio de palestras e atividades que incentivem mudanças de comportamento.

O Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) reúne instituições do sistema judiciário do Rio Grande do Sul e outras entidades ligadas direta ou indiretamente à temática socioambiental. O MPT-RS participa do grupo por meio de sua Comissão Socioambiental. A missão do GISA é analisar e propor medidas efetivas para uma gestão pública sustentável.

Tags: 2025

Imprimir