MPT divulga finalistas da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2026

Escolas e estudantes concorrem nas categorias de conto, poesia, música e desenho

MPT na escola
MPT na escola

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) divulgou as escolas e os municípios contemplados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2026. A ordem das premiações (1º, 2º e 3º lugares) será revelada em cerimônia que ocorrerá em Porto Alegre, no dia 14 de agosto (sexta-feira), no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (Av Praia de Belas, 1100, Menino Deus, Porto Alegre), a partir das 14h.

Concorreram ao prêmio alunas e alunos de 26 Municípios participantes do projeto no Rio Grande do Sul, inscritos em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Neste ano, participaram das atividades do projeto mais de 35 mil alunos do RS, de 33 Municípios.

A comissão julgadora do prêmio foi composta pelos procuradores do Trabalho Carlos Carneiro Esteves Neto (poesia), Fernanda Estrela Guimarães (conto), Juliana Bortoncello Ferreira (desenho), Márcia Medeiros de Farias (poesia) e Thaís Fidelis Alves Bruch (desenho); pelos servidores do MPT Breno Aguiar Dias (música) e Daniela Zandona Pfeiff (conto) e pela estudante Jade Geruza (música).

O projeto integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. O programa desenvolve também atividades visando a implementação de políticas públicas de prevenção ao trabalho infantil, junto a Municípios, e de fomento à aprendizagem profissional, junto às empresas, com o incentivo ao cumprimento da cota reservada por Lei aos aprendizes profissionais, a partir dos 14 anos.

Os municípios participantes do prêmio neste ano foram: Alvorada, Balneário Pinhal, Butiá, Cachoeirinha, Caraá, Cidreira, Entre-Ijuís, Erechim, Gravatai, Ijui, Imbé, Mostardas, Osório, Quaraí, Santa Maria, Santa Rosa, Sertão Santana, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três Forquilhas, Três Passos, Uruguaiana, Viamão e Xangri-Lá.

Veja abaixo os finalistas, por categoria e em ordem alfabética de município:

GRUPO 1

Conto
Cidreira — EMEF Alfredo Pedro da Silva
Tramandaí — EMEF Erineo Scopel Rapaki
Três Passos — EMEF Gonçalves Dias

Desenho
Caraá — EMEF José Cardoso Ramos
Imbé — EMEF Rui Barbosa
Tramandaí — EMEF Nossa Senhora das Dores

Música
Osório — EMEF Tuiuti
Teutônia — EMEF 24 de Maio
Tramandaí — EMEF Thomaz José Luiz Osório

Poesia
Osório — EMEF Mirko Lauffer
Santa Maria — EMEF Miguel Beltrame
Tramandaí — EMEF Erineo Scopel Rapaki

GRUPO 2

Conto
Entre-Ijuís — EMEF Zeferino de Antunes de Almeida
Osório — EMEF Ângelo Gamba
Três Passos — EMEF Ildo Meneghetti

Desenho
Cachoeirinha — EMEB Frederico Augusto Riter
Erechim — EMEF Caras Pintadas
Teutônia — EMEF Teobaldo Closs

Música
Osório — EMEF Tuiuti
Sertão Santana — EMEF Capitão Garcia
Tramandaí — EMEF São Francisco de Assis

Poesia
Erechim — EMEF Othelo Rosa
Santa Maria — EMEF Livia Menna Barreto
Uruguaiana — EMEF Moacyr Ramos Martins

 

Tags: Julho

Imprimir