1º Feirão de Aprendizagem busca aproximar jovens de oportunidades profissionais

Iniciativa tem apoio do MPT-RS e acontece em 12/11, na sede do TRT-RS

Estão abertas até quinta-feira (12/11) as inscrições para o 1º Feirão de Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS), voltado para jovens de 14 a 24 anos. O evento será realizado no mesmo dia, das 9h às 18h, na sede do Tribunal, em Porto Alegre.

Projeto com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a iniciativa busca aproximar jovens, entidades formadoras e empresas com vagas disponíveis. A expectativa é que o contato direto facilite o preenchimento das vagas e amplie as oportunidades de contratação.

Além das oportunidades de aprendizagem, eles encontrarão atividades de preparação para o mundo do trabalho, como orientação profissional, elaboração e impressão de currículos e dicas para entrevistas.
Acesse aqui a página do Feirão e faça o seu cadastro.

A aprendizagem é uma das principais formas de inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, combinando experiência profissional e formação. No feirão, as empresas e entidades formadoras poderão apresentar suas vagas e conversar diretamente com os candidatos. Também poderão participar da programação com estandes, palestras e oficinas.

Aprendizagem profissional
A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem número de aprendizes equivalente a no mínimo 5% e no máximo 15% dos trabalhadores cujas funções demandem formação profissional. Esses jovens devem ser inscritos pela empresa em cursos de aprendizagem, oferecidos pelas entidades formadoras. No entanto, toda organização pode ter aprendizes.

O contrato tem duração máxima de dois anos, podendo incluir jovens entre 14 e 24 anos, ou pessoas com deficiência (PCDs) sem idade máxima, que precisam ter concluído ou cursar o Ensino Fundamental ou Médio. Dessa forma, fica garantida a parcela significativa dos jovens brasileiros permanência na escola e necessária qualificação profissional para acessar postos de trabalho que demandam profissionais mais habilitados, combinando formação teórica e prática. Ao cumprir a Lei, empresários também promovem inclusão social, oferecendo aos jovens oportunidade do primeiro emprego, com remuneração, recolhimento de contribuições previdenciárias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de difundir valores e cultura de sua empresa.

1º Feirão de Aprendizagem Profissional
12/11, das 9h às 18h, na sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1100, Porto Alegre)
Para jovens de 14 a 24 anos
Cadastro até o dia do evento, 12/11

Informações:
Divisão de Promoção do Trabalho Decente do TRT-RS
trabalhodecente@trt4.jus.br
(51) 3255-2299

Cadastros e informações: página do 1º Feirão de Aprendizagem Profissional

Tags: Outubro

Imprimir