MPT sedia oficina sobre proteção dos Direitos Humanos

Evento reuniu diversas instituições e entidades da sociedade civil

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) sediou, na tarde desta segunda-feira (15/6), a oficina “Acesso ao sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos". A oficina é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região (PRT4), Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) e Movimento Nacional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul.

     A aula foi aberta para participantes da sociedade civil. Na ocasião, ocorreu uma exposição dialogada sobre Acesso ao Sistema Internacional de Proteção dos Direito Humanos, com os facilitadores Pablo Contreras - representante regional adjunto do escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) -, Angela Pires Terto - assessora da equipe das Nações Unidas no Brasil em assuntos de direitos humanos - e Julia Schirmer, ex-assessora da Assessoria Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Após, foi proposto um exercício com casos, que objetivou a discussão sobre o tema e a busca de estratégias de ação conjunta.

     Na mesa de abertura do evento, estavam presentes a procuradora do Trabalho Patricia de Mello Sanfelici, representante da ESMPU; o procurador-chefe adjunto do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, a coordenadora da comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, e a coordenadora estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Beatriz Rosane Lang. O evento lotou o auditório da sede do MPT em Porto Alegre. Participaram da aula a vereadora Fernanda Melchionna, representantes do Movimento Nacional de Direitos Humanos e de diversas organizações não-governamentais (ONGs) ligadas aos direitos humanos, além de sindicalistas, procuradores do Trabalho, procuradores da República, pesquisadores, representantes do movimento negro e do movimento LGBT e universitários.

Aulas contam com tradução simultânea do espanhol para o português
Aulas contam com tradução simultânea do espanhol para o português
     

Texto e foto: Manoella van Meegen (Estagiária de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286

prt4.ascom@mpt.mp.br | http://www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir