Procuradora Silvana recebe Comenda do Mérito Judiciário

TRT-RS criou homenagem com objetivo de agraciar personalidades que, de algum modo, tenham contribuído para engrandecimento da Justiça do Trabalho

Silvana Ribeiro Martins
Silvana Ribeiro Martins

     A procuradora regional do Trabalho Silvana Ribeiro Martins recebeu, na tarde desta sexta-feira (20/11), a Comenda do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul). Concedida pela primeira vez, a homenagem foi prestada a 24 personalidades que colaboraram de maneira significativa para o engrandecimento da Justiça do Trabalho no Estado. Silvana é carioca. Trabalhou como servidora nas esferas municipal, estadual e federal. O último cargo ocupado foi o de técnica judiciária no TRT-RS. Em 1993, foi nomeada procuradora do Trabalho e a primeira lotação foi em Campinas (SP). Em 1995, foi removida para Porto Alegre (RS). Em 2005, assumiu o cargo de procuradora-chefe substituta. Em 2007, tomou posse no primeiro mandato de procuradora-chefe do MPT no Rio Grande do Sul e, em 20/9/2009, no segundo. Foi promovida a procuradora regional do Trabalho, no DOU de 22/6/2011, a partir de 9/9/2010.

     Entre os agraciados, estavam dois ex-procuradores do Trabalho (que foram nomeados desembargadores federais do Trabalho em vagas do quinto constitucional destinadas ao MPT): Flavio Portinho Sirangelo e João Ghisleni Filho, recentemente aposentados. Entre os magistrados, também participaram da cerimônia os outros três desembargadores oriundos do MPT em vagas do quinto: Alexandre Corrêa da Cruz, Marcelo José Ferlin D'Ambroso e Gilberto Souza dos Santos. Entre o público presente, estavam o procurador-chefe Rogério Uzun Fleischmann e o procurador-chefe adjunto Paulo Joarês Vieira, mais as procuradoras regionais Beatriz de Holleben Junqueira Fialho e Ana Luiza Alves Gomes, além dos procuradores Ivan Sérgio Camargo dos Santos e Tayse de Alencar Macário da Silva.

Tayse de Alencar Macário da Silva, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, Paulo Joarês Vieira, Silvana Ribeiro Martins, Rogério Uzun Fleischmann, Beatriz de Holleben Junqueira Fialho e Ana Luiza Alves Gomes
Tayse de Alencar Macário da Silva, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, Paulo Joarês Vieira, Silvana Ribeiro Martins, Rogério Uzun Fleischmann, Beatriz de Holleben Junqueira Fialho e Ana Luiza Alves Gomes

Clique aqui para acessar no Flickr álbum de fotos da solenidade (autor: Inácio do Canto - Secom/TRT4).

Os 24 agraciados desta primeira edição foram:

Ministro Ricardo Lewandowski (presidente do Supremo Tribunal Federal)
Ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa (Supremo Tribunal Federal)
Senadora Ana Amélia Lemos
Deputado Federal Luiz Carlos Busato
Ministro Antonio José de Barros Levenhagen (presidente do Tribunal Superior do Trabalho)
Ministro Hugo Carlos Scheuermann (Tribunal Superior do Trabalho)  
Ministra Maria Helena Mallmann (Tribunal Superior do Trabalho)
Desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1 ª Região – RJ)
Desembargador Lorival Ferreira dos Santos (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas)
Desembargadora aposentada Alcina Tubino Ardaiz Surreaux
Desembargador aposentado José Fernando Ehlers de Moura
Desembargador aposentado Flavio Portinho Sirangelo
Desembargador aposentado Paulo José da Rocha
Desembargador aposentado Mario Chaves
Desembargador aposentado João Ghisleni Filho
Desembargadora aposentada Teresinha Maria Delfina Signori Correia
Procuradora Regional do Trabalho Silvana Ribeiro Martins
Advogado Cláudio Pacheco Prates Lamachia
Advogada Maria Helena Camargo Dornelles
Advogado Francisco José da Rocha
Servidora Marlene Santos Ruperti
Servidor Luiz Fernando Taborda Celestino
Servidor Luiz Antônio Chagas da Silva
Servidor João Carlos Girotto

     Dos homenageados, apenas o ministro Lewandowski, a senadora Ana Amélia e o desembargador aposentado Mario Chaves não puderam estar presentes na solenidade, realizada no Plenário do Tribunal. Eles receberão suas medalhas oportunamente.

     As comendas foram entregues aos agraciados pelas quatro integrantes da Administração do TRT-RS: as desembargadoras Cleusa Regina Halfen (presidente), Ana Luiza Heineck Kruse (vice-presidente), Beatriz Renck (corregedora regional e presidente eleita) e Carmen Izabel Centena Gonzalez (vice-corregedora). Na abertura da cerimônia, a presidente do Tribunal manifestou que a atuação dos 24 homenageados merece o devido agradecimento por parte da Instituição. “O TRT gaúcho tem a extrema honra em conceder a Comenda do Mérito Judiciário a essas pessoas que, de forma desprendida, têm contribuído decisivamente para o atingimento dos fins da Justiça do Trabalho”, afirmou a desembargadora Cleusa. Para a magistrada, o número de pessoas que merecem a distinção é certamente maior que os 24 da primeira outorga. “No entanto, estou certa de que a exaltação do mérito de todos quantos têm prestado relevantes serviços à causa da Justiça do Trabalho virá nas futuras edições deste evento”, complementou. Os hinos brasileiro e rio-grandense foram executados, na solenidade, pela banda da Base Aérea de Canoas.

     A Comenda do Mérito Judiciário do TRT-RS foi instituída pela Resolução Administrativa nº 42/2015. A outorga é gerida por um Conselho formado por nove desembargadores: os quatro que compõem a Administração do Tribunal (presidente, vice-presidente, corregedor e vice-corregedor), o presidente da Comissão de Comunicação Social e Relações Institucionais, e os quatro mais antigos da Corte que aceitarem participar. O Conselho pode indicar até oito nomes para o recebimento da Comenda e o presidente do TRT-RS, até 16 nomes.

Texto e fotos publicadas nesta página: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132) com informações do TRT
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Novembro

Imprimir