Liminar impede Carrefour de restringir uso do banheiro por empregados

Em definitivo, o MPT pede indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) obteve liminar contra o supermercado Carrefour de Canoas, impedindo-o de restringir o uso do banheiro por empregados, sob pena de multa diária a ser fixada. O controle de número de idas ao banheiro, praticado pelo supermercado, configura assédio moral.

     A medida decorre de ação civil pública (ACP) ajuizada pelo procurador do Trabalho Luiz Alessandro Machado. A investigação partiu de denúncia sigilosa. Inquérito civil apurou que o controle afeta os operadores de caixa, que devem fechá-lo para ir ao banheiro, não contando com substitutos. A companhia se recusou a firmar termo de ajuste de conduta (TAC), proposto pelo MPT. O Carrefour também deve dar ampla divulgação do conteúdo da liminar aos empregados , também sob pena de multa.

     Em definitivo, o MPT pede, além da confirmação dos efeitos da liminar, a condenação do Carrefour ao pagamento de indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, com destino a ser definido. A ação é atualmente acompanhada pela procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici.​

Clique aqui para acessar a liminar

ACP nº 0021743-50.2016.5.04.0202

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Fevereiro

Imprimir