MPT apoia seminário internacional de Ergonomia que ocorrerá em Porto Alegre

Evento será realizado em 7 e 8 de junho, na Fiergs; uma das conferências abordará movimentação de pacientes em hospitais e será apresentado um caso de Ergonomia em frigorífico (objetos de forças-tarefa estaduais coordenadas pelo MPT)

      O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) está apoiando institucionalmente o 10º Seminário Internacional de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho - "Como eu faço...”. O evento será realizado dias 7 e 8 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8.787, bairro Sarandi, em Porto Alegre (RS). Uma das conferências abordará movimentação de pacientes em hospitais. Também será apresentado um caso de Ergonomia em frigorífico. Um dos palestrantes será o procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), que coordena as forças-tarefa estaduais do MPT em frigoríficos e hospitais. Outro palestrante será o procurador do Trabalho Ronaldo Lira (lotado em Campinas-SP). A promoção do Seminário é da International School of Ergonomics of Posture and Movement (EPM-IES). A organização é da Escola OCRA Brasiliana. O Comitê Científico Internacional é formado pelos professores Daniela Colombini (Itália), Ruddy Facci (Brasil), Enrico Occhipinti (Itália), Edoardo Santino (Brasil), Sonia Tello (Espanha) e Jean-Pierre Zaná (França).

     São 16 conferências previstas: (1) O que é Sobrecarga Biomecânica no Trabalho? Estudo dos membros superior, coluna no levantamento de cargas e um novo método para análise das posturas (Método TACO); (2) Conceitos e técnicas na avaliação de puxar e empurrar; (3) Movimentação de Pacientes em Hospitais: MAPHO em evolução; (4) O mundo dos Padrões ISO em Ergonomia: O que é? Como funciona?; (5) Treinamento em Ergonomia na América do Sul; (6) Certificação da Escola OCRA e Certificação Internacional de Ergonomia; (7) Diretrizes e objetivos do SESI-RS; (8) Riscos ocupacionais no trabalho com computador; (9) Pré-mapa de riscos em potencial; (10) Pré-mapa & Stress; (11) Prevenção de Stress Laboral; (12) Experiência da Escola OCRA Brasiliana; (13) Ergonomia nas atividades de coleta de lixo; (14) Pericias Judiciais: antes e depois da aplicação das metodologias OCRA e NIOSH; (15) Uso da tecnologia do Xsens para avaliação de sobrecarga; e (16) Atuação do Fisioterapeuta do Trabalho.

     Haverá duas mesas-redondas: (1) Novidades e atualizações sobre “Avaliação da Sobrecarga Biomecânica no Trabalho” e (2) Como eu faço: Fiscalização / Auditoria e Decisões Judiciais nas questões de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho. Também serão apresentados três "cases": (1) Ergoconsultores: Experiência italiana 2011-2017; (2) Ergonomia em Frigorífico; e (3) Ergonomia numa indústria de autopeças. Ainda haverá espaço para temas livres.

     Além de Ricardo Garcia e Ronaldo Lira,  são mais 22 palestrantes confirmados, com tradução simultânea (ordem alfabética): Horácio Alveas (França), Marco Cerbai (Itália), Luciano Coelho (Brasil), Daniela Colombini (Itália), Alexandre Dias (Brasil), Ruddy Facci (Brasil), Antonino Germano (Brasil), Ivon Maisonnave (Brasil), Claudia Mazzoni (Brasil), Olga Menoni (Itália), João M. Montes (Brasil), Alfeu Muratt (Brasil), Cecilia Nesa (França), Enrico Occipinti (Itália), Arquimedes Penha (Brasil), Marco Placci (Itália), Patricia Rossafa (Brasil), Edoardo Santino (Brasil), Carla Sirqueira (Brasil), Alessandra Schuta (Brasil), Marco Tasso (Itália) e Sonia Tello (Espanha).

     Além do MPT-RS, o Seminário tem mais oito apoios institucionais: Associação Gaucha de Avicultura (Asgav), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (SIPS), Associação Gaucha de Medicina do Trabalho (Sogamt), Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Pericias Médicas - Seccional do RGS, Revista Proteção, Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (Abrafit), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e Associação Paranaense de Engenharia de Segurança do Trabalho (APES).

     A taxa de inscrição é de R$ 500 até 30 de maio. O horário do evento será entre 8h e 18h30min. Vagas limitadas em 400 participantes. Mais informações no www.escolaocra.com.br/seminarios, (41) 3093-0919 e escolaocra@escolaocra.com.br.

Clique aqui para acessar em PDF o cartaz do Seminário.

Clique aqui para acessar em PDF a programação do Seminário.

Clique aqui para acessar em PDF o material de divulgação (em inglês) da International School of Ergonomics.

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Maio

Imprimir