Assembleia Legislativa condenada por estágios irregulares

TRT4 confirmou condenação da ALRS em ação civil pública; órgão deve realizar seleção e exercício do estágio de acordo com a legislação

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) obteve reforma de sentença contra a Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), acionada por conta de irregularidades nos estágios. A decisão, proferida pela 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), adiciona vedação de contratação de novos estagiários sem aprovação prévia em processo seletivo objetivo, de modo a observar os princípios de moralidade, impessoalidade, publicidade e isonomia, sob pena de multa.

     A sentença proferida em 1º grau já havia colocado à Assembleia a vedação de renovação de contratos de estágio em curso; e a observância da exigência legal de compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no ambiente laboral pelos estagiários e o curso frequentado ou proposta pedagógica da instituição de ensino, também sob pena de multa.

     A ação foi ajuizada pelo procurador do MPT Noedi Rodrigues da Silva e atualmente está sob a responsabilidade do procurador regional do MPT Leandro Araújo. Ela decorre de esforço setorizado do MPT-RS. Ao todo, nove órgãos públicos tiveram denúncias de irregularidade de estágio investigadas. Além da Assembleia, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Banrisul, e os Municípios de Santa Cruz do Sul, Piratini, Restinga Seca, São José do Norte, Gravataí e Pelotas foram investigados.

Clique aqui para acessar o acórdão​.

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)

Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Outubro

Imprimir