Comunidade Jurídico-Trabalhista forma primeira turma do Projeto Pescar

Parceria do MPT é com Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil e Caixa de Assistência dos Advogados

Onze alunos completaram as cerca de 800 horas de curso e colaram grau na área de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos
Onze alunos completaram as cerca de 800 horas de curso e colaram grau na área de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos

     A turma do Projeto Pescar patrocinada pela Comunidade Jurídico-Trabalhista realizou sua cerimônia de formatura nessa quinta-feira (30/11). Onze alunos completaram as cerca de 800 horas de curso e colaram grau na área de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, com qualificação para manuseio das ferramentas digitais do Processo Judicial Eletrônico (Pje) usado pela Justiça do Trabalho. Ao final da solenidade, o educador social André Cintra, professor responsável pela turma, anunciou que oito dos alunos já saem do curso empregados.

Cliqle aqui para acessar o álbum de fotos do evento.

     A iniciativa decorre de parceria da Fundação Pescar com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). As aulas ocorreram em espaços cedidos pelo MPT e pelo TRT-RS, que também forneceram muitos dos voluntários dedicados à formação dos jovens. Já está prevista para o próximo ano a segunda turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista.

     A vice-presidente da Fundação Projeto Pescar e desembargadora aposentada do TRT-RS, Beatriz Brun Goldschmidt, manifestou-se sobre a importância fundamental da ética frente a outras virtudes, lembrando que a formação oferecida pelo Pescar tem por objetivo capacitar os jovens também enquanto cidadãos. Ao lado dela na mesa principal estiveram representando as entidades patrocinadoras o vice-procurador-chefe do MPT-RS, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, a corregedora geral da OAB-RS, Maria Helena Camargo Dornelles; e o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin. Também compareceram à cerimônia representantes dos apoiadores: Amatra IV - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (desembargador Clovis Fernando Schuch Santos), Agetra - Associação Gaucha dos Advogados Trabalhistas (Renata Gabert de Souza), Satergs - Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Daniela Farneda), Aeje - Associação dos Escritórios Jurídicos Empresariais (Janaína Silvestre), Rede Asun de supermercados e restaurante Barcelos Gastronomia.

Momento mágico

     Após a abertura da cerimônia, os paraninfos Vera Regina Salimen Agrelo e Pedro Henrique Bueno de Barcellos elogiaram a trajetória de desenvolvimento da turma. “Desejo que tenham foco em suas próprias conquistas e não comparem suas vidas às de outras pessoas. Isso causa amargor e rouba energia, pois, em pleno século XXI, não conseguimos acabar com a desigualdade”, declarou Vera. Na sequência, o professor André se emocionou ao falar dos alunos e elogiou os apoiadores e patrocinadores do projeto, carinhosamente apelidados pela turma de “Liga da Justiça”.

     A formatura seguiu com uma apresentação teatral, em que os alunos expressaram muitos de seus anseios e expectativas referentes à entrada no mundo profissional. As voluntárias Andresa de Avila Salatino e Angie Catiuscia Costa Miron falaram sobre a experiência transformadora de serem postas em contato com a realidade da turma. Em seguida, apresentarem os alunos, que fizeram seus agradecimentos e receberam os diplomas.

Formação especializada

     A Unidade Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista iniciou suas atividades em janeiro deste ano. Os alunos tiveram aulas de educação emocional, comunicação, ética, literatura, informática e assuntos ligados ao Direito do Trabalho. Eles também realizaram uma série de visitas técnicas para conhecer as atividades da Justiça Trabalhista e do Ministério Público do Trabalho. Com a formação, eles estão aptos a trabalhar como auxiliares na área administrativa em escritórios de advocacia, em particular na área trabalhista.

Assista aqui ao vídeo produzido sobre a turma do Pescar.

Leia mais:

7/11/2017 - Voluntários do MPT ministram aulas no Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
19/10/2017 - Alunos do Projeto Pescar participam de aula no MPT-RS
19/4/2017 - Alunos do Projeto Pescar visitam sede do MPT-RS
4/10/2016 - Projeto Pescar prepara formação de jovens na área Jurídico- Trabalhista

Com informações de TRT-RS
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Dezembro

Imprimir