Centenas de pessoas correm contra trabalho infantil

Primeira corrida de rua em Porto Alegre da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil, promovida pelo MPT, buscou chamar atenção da sociedade para combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes

Clique aqui para baixar do Flickr fotos em alta definição (autor: Flávio Wornicov Portela / MPT).

Atletas prontos para largada da primeira corrida de rua do #chegadetrabalhoinfantil
Atletas prontos para largada da primeira corrida de rua do #chegadetrabalhoinfantil

    A chuva que caiu nas últimas horas em Porto Alegre e a previsão de mais água para este domingo (25/3), não foi suficiente para desmotivar as centenas de pessoas que participaram, nesta manhã dominical, da primeira etapa da corrida de rua da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil. A iniciativa pioneira do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS) e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), é promovida em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa). A ação deverá ser estendida para todo País para dar maior visibilidade à campanha.

     A coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, procuradora Patrícia de Mello Sanfelici (lotada em Porto Alegre), avaliou que "a corrida foi um sucesso. É muito importante ver tantas pessoas levando a mensagem do MPT de combate ao trabalho infantil. Com certeza, a corrida terá resultado muito positivo na discussão e na reflexão desse tema com a sociedade". O valor gasto para custear a organização resulta de ação civil pública (ACP) movida contra a JBS de Roca Sales.

     Os corredores inscritos receberam, no sábado, Kits com a camiseta do evento. Entre os atletas, estavam o procurador Rogério Uzun Fleischmann e servidores do MPT. A corrida teve largada, pontualmente, às 8h, sem chuva, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado da Pista de Skate do Parque Marinha do Brasil, nas modalidades 15 Km, 10 Km e 5 Km, nas categorias masculino e feminino. Na categoria infantil, as largadas foram a partir das 9h30min, com alguns pingos de chuva. O “Circuitinho” teve distâncias e idades variadas, em caráter não competitivo (participativo): 3 a 4 anos (50m), 5 a 6 anos (60m), 7 a 8 anos (80m), 9 a 10 anos (100m), 11 a 12 anos (200m) e 13 a 14 anos (400m). Para atender aos competidores, a Unimed tinha quatro ambulâncias e um ambulatório instalados no local, mais equipe médica e de enfermagem. Ao final da corrida, os atletas receberam água e isotônicos, bananas e maçãs.

     A ideia de unir esporte ao combate ao trabalho infantil já determinou participação do MPT na travessia Torres - Tramandaí, no início do ano, quando cerca de 3,2 mil atletas percorreram 82 quilômetros do litoral gaúcho, levando a mensagem da campanha nas camisetas, mochilas, medalhas e troféus. As corridas acontecerão na Capital gaúcha, ainda, nos dias 14 de abril (2ª etapa) e 6 de maio (3ª etapa). Ambas serão preparação para a 35ª edição da Maratona Internacional Porto Alegre, que acontecerá em 10 de junho, reunirá atletas de diversas nacionalidades em três percursos e que também terá participação do MPT, com esta campanha.

Fotos da chegada dos corredores estão disponíveis em Foco Radical.

Resultados oficiais das competições estão disponíveis em Corpa.

Leia mais

8/3/2018 - #ChegaDeTrabalhoInfantil motiva circuito de corridas em Porto Alegre
26/1/2018 - De Torres a Tramandaí: uma corrida contra o trabalho infantil

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

, co

Tags: Março

Imprimir