"Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social

Evento será realizado de 3 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) a 7 de dezembro, no atracadouro ao lado da Usina do Gasômetro, das 17h às 20h; realização é do MPT, Comdepa e Prefeitura de Porto Alegre

      O "Porto Orla Acessível" será lançado nesta segunda-feira (3/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), das 17h às 20h, no atracadouro ao lado da Usina do Gasômetro. Trata-se de um espaço com tenda para chamar atenção da sociedade para promoção dos direitos das PCDs e conscientizar o público sobre acessibilidade e inclusão social. Às 17h30min, também será lançado o projeto "Mil brinquedos, Mil Sorrisos.BR", em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a instituição Assistiva Tecnologia. Às 18h, haverá apresentação de voz e violão com Bruno Schafer. Também serão distribuídas camisetas comemorativas e a revisita em quadrinhos "Inserção com Inclusão", do Ministério Público do Trabalho (MPT), com audiodescrição digital.

Clique nos links Flip ou PDF ou áudio descrição para acessar a revista em quadrinhos "Inserção com Inclusão".

     A realização é do MPT, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O Porto Orla Acessível se estenderá até a próxima sexta-feira (7/12), com programação variada, incluindo prestação de informações diárias com técnicos do Ministério do Trabalho (MT) e da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, da SMDSE, além da divulgação e exposição de projetos de parceiros na área da acessibilidade e inclusão social.

     A procuradora do MPT Márcia Medeiros de Farias destaca a importância de iniciativas que conscientizem a todos sobre a inserção das pessoas com deficiência no trabalho. As empresas, os trabalhadores que irão trabalhar ao lados de pessoas com deficiência e, por fim, a sociedade só têm benefícios com a inserção dessas trabalhadoras e desses trabalhadores, pois a diversidade de experiências e conhecimentos importam em crescimento para todos.

     “O objetivo é conscientizar a sociedade para oportunidades igualitárias, especialmente na questão de deficiência, da acessibilidade tanto em termos de arquitetura como da atitude das pessoas. Muito importante também a participação maior dos cidadãos na colaboração para as políticas públicas voltadas às Pessoas com Deficiência”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo.

     O presidente do Comdepa, Nelson Kalil, destaca a importância da data. “Somos 23,8% da população que precisa de acessibilidade arquitetônica para ter igualdade de condições. A data reforça a mobilização de todos, mostrando que se a vida nos dá obstáculos, juntos construímos pontes para ultrapassá-los”, enfatiza.

Histórico

     A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1992, incentiva a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD), nas instâncias nacional, estadual e municipal. Também propõe a ampliação do acesso das PCDs em todos os segmentos da sociedade, para assegurar melhor qualidade de vida aos deficientes. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados, pelo restante da população, como motivo para discriminação. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

     “Neste Dia Internacional, celebramos as vitórias deste segmento que avança em suas conquistas. A mais significativa, foi a mudança na política para PCD, que saiu do paternalismo para ações que geram independência, focadas na autonomia, participação e liberdade”, ressalta o coordenador-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil.

Brinquedos adaptados

     Brincar é um direito universal das crianças, assegurado na Declaração das Nações Unidas dos Direitos das Crianças desde 1959. Porém, crianças que possuem algum tipo de deficiência enfrentam barreiras que as impedem de vivenciar estes momentos. Por isto, a SMDSE e o Comdepa decidiram se unir ao projeto “Mil brinquedos, Mil Sorrisos, BR”, organizado pela Ufrgs e pela Feevale. O objetivo é fomentar a permanência e o crescimento deste projeto que visa a captação, adaptação e entrega de brinquedos a crianças com deficiência.

     O projeto teve início em 2007 no Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) - Portugal. No ano de 2017, o projeto ultrapassou fronteiras e chegou à Universidade Feevale e à Ufrgs, sob a coordenação da professora Regina Heidrich e do professor Eduardo Cardoso, respectivamente.

     O trabalho pretende levar brinquedos adaptados às crianças, existindo uma oficina em cada universidade parceira. Por meio de campanhas são recolhidos brinquedos com um sistema eletrônico simples, a fim de serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com deficiência. Em 2018 a meta é atender cem crianças. A tarefa de adaptação será feita por meio de voluntários, que recebem capacitação, com o apoio da Assistiva Tecnologia. Este projeto tem como objetivo se tornar permanente, tendo como a época de maior entrega a do Natal.

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir