Começa em Porto Alegre Semana da Pessoa com Deficiência

Programação organizada pela Prefeitura e pelo Comdepa, com apoio do MPT, segue até próxima quarta-feira (28/8)

Público presente no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
Público presente no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

     A 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi aberta oficialmente, na tarde desta quarta-feira (21/8), no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com o tema "Somos todos iguais e incrivelmente diferentes", a edição de 2019 segue até a próxima quarta-feira (28) com a proposta de reafirmar a importância do suporte familiar no desenvolvimento e bem-estar das Pessoas com Deficiência (PCDs). A programação também propõe-se discutir a necessidade de novas políticas publicas voltadas às demandas dessas famílias. Conforme a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010, o evento integra o calendário de datas comemorativas do Município de Porto Alegre.

     O evento foi aberto com a execução do Hino Rio-Grandense, interpretado por grupo de dez alunos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, que participam da Oficina de Sinalização de Hinos, sob a coordenação do professor Ruan Mateus de Carvalho. Em seguida, os estudantes apresentaram a música "Trem-bala", de Ana Vilela. O terceiro e último momento cultural foi uma performance do grupo de dança do Clube Social Pertence, que apresentou fragmento do espetáculo “Todo Mundo Tem um Sonho – A Arte de Pertencer”, com a música Le Reveur (Cirque du Soleil), direção da atriz e encenadora Paula Carvalho e coreografia da dançarina Bianca Bueno.

Grupo de dez alunos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, que participam da Oficina de Sinalização de Hinos, sob a coordenação do professor Ruan Mateus de Carvalho
Grupo de dez alunos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, que participam da Oficina de Sinalização de Hinos, sob a coordenação do professor Ruan Mateus de Carvalho

Grupo de dança do Clube Social Pertence, com direção da atriz e encenadora Paula Carvalho e coreografia da dançarina Bianca Bueno
Grupo de dança do Clube Social Pertence, com direção da atriz e encenadora Paula Carvalho e coreografia da dançarina Bianca Bueno

      A semana é uma realização da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social (DGAIS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa). Entre os apoiadores, está o Ministério Público do Trabalho (MPT). Os representantes regionais da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), procuradores Bernardo Mata Schuch (titular) e Carlos Carneiro Esteves Neto (suplente), participaram da cerimônia de abertura.

Clique aqui para ouvir (5min3s) no SoundCloud pronunciamento do procurador Bernardo.

     Segundo o diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência provoca a reflexão do cidadão sobre a questão da equidade. "Somos todos iguais e incrivelmente diferentes. Acessibilizar o meio em que vivemos é garantir igualdade de oportunidades aos cidadãos de Porto Alegre. Este ano entregamos uma programação densa, que além das ações lúdicas, permitirá aos participantes a efetiva troca de experiência e conhecimento sobre novas acessibilidades, produtos, tecnologias assistivas e novos regramentos nacionais”, explica. Para o presidente do Comdepa, Nelson Khalil, a semana tem uma vasta programação que traz a perspectiva de uma nova sociedade, voltada à inclusão, conscientização e cidadania.”

     “Nós temos uma grande deficiência, de não olharmos os nossos irmãos. E nós não vamos deixar por menos. Vamos sempre incluir todos. Porque se não forem todos, não é o que prega a Constituição Federal”, diz a secretária da SMDSE, Comandante Nadia. Além do procurador Bernardo Schuch, do diretor Jorge Brasil, do presidente do Comdepa, Nelson Khalil, e da Comandante Nadia, o dispositivo de honra também foi composto pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Marcelo Gazen.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Jorge Heleno Brasil, Marcelo Gazen, Bernardo Mata Schuch, Comandante Nadia e Nelson Khalil
Jorge Heleno Brasil, Marcelo Gazen, Bernardo Mata Schuch, Comandante Nadia e Nelson Khalil

Apois

     Além do MPT, a Semana Municipal tem como apoiadores: AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade, Mil brinquedos Mil Sorrisos BR, Esporte+, Shine Estética, Mercur, Pães Vital, Charlie Brownie, A Sua Mercê, Laboratório Lumiar, Coca Cola-Femsa, Ritter, Comitê de Ação Social, Laghetto Hotéis, Alibem, Lindoia Shopping, Decathlon, Comdepa e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs)

     São parceiros a Associação Gaúcha de Intérprete de Língua de Sinais (Agils), Angélica Rizzi Edições, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb), Projeto Borboletas, Centro Cultural UFRGS, Cromossomo 21, Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal), Clínica Horizontes, Click da Kombi, Espaço T21, Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS), Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis RS), Centro de Reabilitação Educandário São João Batista, Grêmio Náutico União, Grupo Cerco, Instituto Autismo e Vida, Instituto Pertence, Elo – grupo de Apoio a Adoção, RS Paradesporto, Signatores, Sine Municipal, União dos Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Crefito 5, Associação gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim), Apae Porto Alegre, Instituto Federal do RS – Sede Alvorada, Instituto Atlas Biosocial, Procuradoria Regional da República da 4ª Região e Centro Universitário Metodista (IPA).

Semana

     Segundo o último Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Assim sendo, a deficiência mental ou intelectual declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

     Comemorada desde 1996, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla passou a constar no calendário nacional através da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social.

     Mais informações sobre a Semana podem ser obtidas nos telefones 3289-2337, 3289-2334 e 2389-2332 e pelo e-mail semanapcd@portoalegre.rs.gov.br.

Leia mais

12/8/2019 - Simpósio discutirá modelo unificado nacional de avaliação de deficiências
30/7/2019 - Palestra com diretor de “Cromossomo 21” abordará empoderamento de pessoas com deficiência

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Agosto

Imprimir