Feira de Aprendizagem voltada a estudantes e empresas trará audiência, palestras e stands de entidades formadoras

Terceira edição do evento acontecerá em 13 e 14 de novembro, na PUC; última edição, em 2017, reuniu cerca de 3 mil pessoas

     O Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti) realizarão, em 13 e 14 de novembro, a terceira edição da Feira de Aprendizagem Profissional, voltada a estudantes e administradores de empresas. O evento acontecerá no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), apoiadora do evento, e reunirá 37 entidades formadoras de todo o Estado, que apresentarão cursos que oferecem e farão pré-cadastro de interessados. Participam entidades formadoras do sistema S, escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos, além de órgãos públicos.

     O objetivo é divulgar, entre jovens de 14 a 24 anos e entre administradores de empresas, detalhes sobre a aprendizagem profissional e seus benefícios. O evento principal, que ocorrerá no primeiro dia, é audiência coletiva voltada a cerca de 500 empresas de todos setores econômicos, as maiores dos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre que ainda não cumprem cota reservada por Lei a aprendizes.

     A audiência é convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Subscretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, que integram o Fogap, com participação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). No Estado, estima-se que haja déficit de mais de 27 mil vagas não preenchidas de acordo com a legislação.

      Palestras, divulgação de material explicativo das atividades exercidas e cursos oferecidos pelo sistema S e pelas entidades formadoras, serviços como emissão de carteira de trabalho e apresentações culturais fazem parte da programação, que acontecerá no palco principal, em paralelo à visita do público aos stands das entidades participantes. A última edição da Feira, em 2017, no estacionamento do shopping Bourbon Wallig, recebeu cerca de 3 mil pessoas, que participaram de dois dias de atividades. 

     O MPT reverte valores para a instalação dos stands, impressão de material informativo e licenças de exposição. Esta edição da Feira faz parte da celebração dos 10 anos do Fogap e dos 25 anos do Fepeti.

Cota

     A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem número de aprendizes equivalente a mínimo de 5% e máximo de 15% dos trabalhadores, cujas funções demandem formação profissional. Esses jovens devem ser inscritos pela empresa em cursos de aprendizagem, oferecidos pelas entidades formadoras. No entanto, toda organização pode ter aprendizes.

      O contrato tem duração máxima de dois anos, podendo incluir jovens entre 14 e 24 anos, ou pessoas com deficiência (PCDs) sem idade máxima, que precisam ter concluído ou cursar o Ensino Fundamental ou Médio. Dessa forma, fica garantida a parcela significativa dos jovens brasileiros permanência na escola e necessária qualificação profissional para acessar postos de trabalho que demandam profissionais mais habilitados, combinando formação teórica e prática. Ao adotar a lei, empresários também promovem inclusão social, oferecendo aos jovens oportunidade do primeiro emprego, com remuneração, recolhimento de contribuições previdenciárias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de difundir valores e cultura de sua empresa na medida em que estão estimulando formação dos futuros profissionais do país e de suas empresas.

Serviço

III Feira da Aprendizagem Profissional (“Perspectivas e desafios na Aprendizagem Profissional e no combate ao trabalho infantil”)

Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, prédio 40)

13 de novembro, das 9h às 20h

14 de novembro, das 9h às 16h

Entrada franca

 

Programação/ palco

13/11
09h- Orquestra Jovem do RS
09h30- Pronunciamento de autoridades
10h30- Audiência coletiva (SRT/MPT/TRT)
11h20- Atração cultural: Peça teatral do CESMAR “Até Quando”
12h- Intervalo

13h30- Apresentação: Projetos além da Aprendizagem (Instituto Crescer Legal)
14h- Atração cultural: ACM Capoeira e Hapikdo
14h30- Desfile Reveste (SENAC)
15h Atração cultural: Pestallozi
15h30- Palestra de Hans Ancina, comunicador da rádio92 do grupo RBS
16h- Espaço de divulgação do Livro Literário: Prosa, Verso & Imagem
16h30- Apresentação cultural com jovens aprendizes do Projeto Pescar “Vida a gente curte e compartilha”
17h- Prof. músico Issur Koch
18h- Palestra “Janela para o transporte”, de Thiago Posse Camargo (SENAT/SENAT)
19h- Apresentação cultural: Hip Hop, com o MC.Batalha
20h- Encerramento

14/11
09h- Orquestra da Pequena Casa da Criança
09h30- Egressos da aprendizagem: “Histórias que inspiram”
10h30- Palestra “Soft Skills”, de Luciano Cordova de Avila (SENAI)
11h- MPT na Escola
12h- Intervalo

14h- Atração cultural: Orquestra Villa Lobos
14h30- Palestra “Como hitar no Mercado de Trabalho”, de Gilmar Barcarol (SENAC)
15h Atração cultural: Grupo de dança ACM
15h20- Entrega do Selo Gaúcho de Aprendizagem Profissional

 

Leia mais:

5/9/2019 - Fórum define mais detalhes da III Feira de Aprendizagem
26/8/2019 - Fórum se reúne para organizar III Feira de Aprendizagem no RS
13/10/2017 -  MPT participará de II Feira de Aprendizagem Profissional do Estado
2/12/2015 - MPT participa da I Feira da Aprendizagem

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)

Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Setembro

Imprimir