73 jovens aprendizes participam de concurso literário em Caxias do Sul

Livro será publicado com recursos destinados pelo MPT

     A Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou na tarde de domingo (29/9), durante a programação da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul, entrega de certificados pela participação no Concurso Literário e de Imagens dos Aprendizes da Serra Gaúcha. Ao todo, 73 trabalhos de jovens vinculados a sete instituições formadoras de aprendizagem profissional foram inscritos no concurso, que resultará na publicação de um livro, ao final deste ano, com financiamento de destinações do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com o apoio da prefeitura na seleção e avaliação dos trabalhos.

Amanda Fernandes Ferreira Broecker, Denise Natalina Brambilla González e Lucas Guarnieri
Amanda Fernandes Ferreira Broecker, Denise Natalina Brambilla González e Lucas Guarnieri

     A solenidade, ocorrida no Palco Infantojuvenil da Feira, contou com a presença da procuradora do MPT Amanda Fernandes Ferreira Broecker e da coordenadora da aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (SRT- RS), auditora-fiscal Denise Natalina Brambilla González. O coordenador da Juventude, Lucas Guarnieri, avaliou que a iniciativa “mostra a força do trabalho integrado e da cooperação entre todos agentes envolvidos com o tema da aprendizagem profissional. A difusão de trabalhos artísticos na área da literatura, como prosa e verso, e da imagem, demonstra que a formação complementar oferecida aos jovens nos cursos, perpassam as dimensões do trabalho e da capacitação técnica”.

      No prefácio do livro, Amanda ressalta: "O tema não poderia ter sido melhor escolhido, na medida em que a aprendizagem profissional é política pública que reduz os índices de exploração do trabalho infantil, de evasão escolar, de desigualdade social e de criminalidade, qualificando adolescentes e jovens ao ingresso no mercado de trabalho e resguardando o direito fundamental à educação."

Clique aqui para acessar a íntegra do prefácio.

     Esta foi a primeira edição do Concurso, promovido pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, colegiado que reúne as 14 instituições formadoras de jovens aprendizes da cidade, além de órgãos públicos federais, estaduais e municipais relacionados ao tema. A coordenação geral do Fórum é da SRT. O Município participa do grupo com representantes das secretarias de Segurança Pública e Proteção Social, da Educação (Smed) e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), além da Fundação de Assistência Social (FAS).

Aprendizes participantes do concurso literário
Aprendizes participantes do concurso literário

Fotos: Assessoria de Imprensa - SMSPPS
Texto: Júlia Flor (estagiária de Jornalismo) com informações de Prefeitura de Caxias do Sul
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Outubro

Imprimir