MPT lança nesta quinta-feira campanha discutindo os direitos de adolescentes atletas

Encontro com a ex-nadadora olímpica Joanna Maranhão, que será transmitido pelo canal do MPT no Youtube, debaterá os direitos para jovens profisionais do esporte

Live debate direitos de atletas adolescentes
Live debate direitos de atletas adolescentes

     Será realizada nesta quinta-feira, dia 04/03, uma live com a participação da ex-nadadora olíimpica Joanna Maranhão e do jornalista esportivo Breiller Pires, da ESPN Brasil, para o lançamento da campanha Atletas Adolescentes - Dignidade É Nosso Esporte, realizada pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT).A inciativa está sendo realizada em conjunto com a campanha #ChegadeTrabalhoInfantil, e tem apoio do Instituto Edésio Passos e condução da agência de comunicação Social Ideias. Com enfoque educativo, o objetivo é conscientizar atletas adolescentes, suas famílias e organizações esportivas sobre os direitos desses futuros esportistas profissionais. A live será realizada ás 17h no canal do MPT no Youtube: youtube.com/TVMPT.

     No mundo dos esportes e especialmente no que se refere às categorias de base, pouco se fala sobre a relação de trabalho existente na contratação de atletas dessa faixa etária. O fator cultural faz com que o esporte não seja entendido como uma atividade profissional - regida, portanto, por leis e regulamentos, sobretudo no futebol. Muitas vezes, as famílias recebem ofertas tentadoras, mas que se revelam ilusórias, com rotinas extenuantes e danosas para a formação física, moral, psicológica e escolar dos adolescentes.

     A formação profissional para atletas é permitida a partir dos 14 anos. Além desse direito básico, estão outros, como explica a procuradora do MPT Luísa Carvalho Rodrigues, coordenadora do Grupo de Trabalho Atletas Mirins e Gerente do Projeto Resgate à Infância, ambos da Coordinfância. "O direito a um ambiente seguro para a prática do esporte, protegido contra o assédio moral e sexual, condições dignas e seguras de alojamento, alimentação e higiene adequados, e treinamentos que não atrapalhem o período escolar, os estudos e a convivência familiar e comunitária. São alguns dos direitos garantidos a atletas adolescentes.", explica.

     Mostrar a diferença entre o desenvolvimento esportivo e a exploração do trabalho infantil é uma das metas da campanha e oferecer conhecimento e ferramentas para identificar e evitar situações de abuso. Os canais para denúncias também estarão presentes, mas a ideia é criar uma rede de conscientização envolvendo todo o universo dos esportes. "Queremos que clubes, federações, famílias, atores da rede de proteção e os próprios atletas entendam que adolescentes são pessoas em peculiar condição desenvolvimento e que desta condição emanam direitos constitucionais e legais, que precisam ser respeitados e assegurados", explicam a procuradora do MPT Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

REDE

Com um amplo trabalho de advocacy, a campanha está reunindo uma rede de apoiadores, desde nomes do mundo dos esportes, clubes e federações até veículos de imprensa, organizações sociais, marcas de produtos esportivos, entre outras parcerias. Tudo com o objetivo de divulgar materiais informativos, canais de denúncias, eventos online, postagens, materiais audiovisuais e outras ações de sensibilização.

Para marcar o lançamento oficial do movimento, em março, também está sendo organizada uma live que contará com personalidades do mundo esportivo apoiadoras da causa, que serão confirmadas em breve, e o lançamento do site com espaço para assinaturas de apoio à causa.

DIREITOS

Entre os direitos garantidos a atletas adolescentes estão a proibição de prática profissional antes dos 14 anos; treinamento em ambiente seguro, protegido contra os assédios moral e sexual; formação contínua e qualificada; acompanhamento médico, pedagógico e psicológico; condições dignas e seguras de moradia, além de alimentação e higiene adequadas; treinamentos que não atrapalhem o período escolar, horário de estudos, contato com a família e com a comunidade e o tempo de lazer; respeito aos limites físicos e psicológicos e transparência nas ofertas e contratações.

Seja um apoiador dessa causa:

Redes Sociais da Campanha “Atletas Adolescentes - Dignidade é o Nosso Esporte”
Instagram da campanha: http://instagram.com/atletasadolescentes
Facebook da campanha: https://www.facebook.com/atletasadolescentes
Instagram do MPT: https://www.instagram.com/mptrabalho/
Facebook do MPT: https://www.facebook.com/mpt.br

Tags: Março

Imprimir