• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • MPT-RS participa da solenidade virtual de formatura da 6ª turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista

MPT-RS participa da solenidade virtual de formatura da 6ª turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista

Evento online foi transmitido pelo canal do YouTube da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho

   

Cerimônia de formatura online da sexta turma do Projeto Pescar na Comunidade Jurídico- Trabalhista
Cerimônia de formatura online da sexta turma do Projeto Pescar na Comunidade Jurídico- Trabalhista

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul participou, na última quinta-feira (10/12), da cerimônia de formatura da sexta turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista, realizada em modo telepresencial e transmitida pela Escola Judicial (EJud4) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) em seu canal no YouTube (veja aqui). Na solenidade, os 15 jovens que completaram o curso de iniciação profissional receberam seu certificado de conclusão do curso. O MPT-RS foi representado pela procuradora Marlise Souza Fontoura, vice-coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância)

     Representando o MPT, a procuradora Marlise Souza Fontoura destacou o esforço e a perseverança dos jovens em seguir o curso até o fim mesmo com todos os desafios apresentados pela pandemia global da covid-19, e aconselhou os formandos a se apegarem às memórias do desafio como base para decisões futuras:

     “O que a gente faz hoje neste momento de alegria, nesta celebração, é criar uma memória para guardarmos dentro de cada um de nós. E esta memória estará sempre disponível para ser acessada nos momentos bons e nos momentos difíceis da vida. Convido vocês a se apoderarem, se apropriarem do que fizeram, guardarem bem esta memória, para usufruir dela em momentos difíceis e em momentos de decisões, lembrando que essas repercutem em nossas vidas e na dos outros”, disse a procuradora.

     Os alunos que compõem a turma diplomada são Amanda Rocha de Souza, Ana Júlia da Silva Mendes, André Lucas da Silva Moreira, Christopher Machado Melo, Cristian Souza Gonçalves, Douglas Leandro Pereira Charão, Éric Matheus Farias Cezar, Jennifer Schmidt Pilati , João Victor Coelho Farias, Juan Marques Farias Arangúrem, Kassiany Amaral dos Santos, Kauan Carvalho de Souza, Luíza Ferraz Rodrigues, Miguel Bernardo Francisco Prado da Silva e Pablo Rios Fidéles

Os alunos da sexta turma do projeto Pescar
Os alunos da sexta turma do projeto Pescar

     A oradora da turma, a estudante Ana Júlia Silva Mendes, descreveu a experiência como uma oportunidade de ver o mercado de trabalho por outras perspectivas, de aprender muito e de rever os planos para o futuro.

     “Não existem palavras capazes de demonstrar o nosso carinho por todos. Chegamos sem nos conhecer, trazendo conosco histórias diferentes; hoje saímos daqui unidos, transformados. Nossa eterna gratidão ao Projeto Pescar, ao André, aos nossos dirigentes, aos professores voluntários e às empresas parceiras”, concluiu.

     A formatura online também contou com a participação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, da corregedora-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, Maria Helena Camargo Dornelles, da diretora e vice-presidente voluntária da Fundação Pescar, desembargadora Beatriz Brun Goldschmidt, da diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, e do diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Gustavo Juchem. A turma teve o educador social André Guilherme Cintra Oliveira como responsável. A paraninfa da turma foi a servidora do TRT-RS Roberta Liana Vieira.

     A Comunidade Jurídico-Trabalhista foi instituída em virtude de uma parceria entre MPT-RS, TRT-RS, OAB/RS, CAA, ESA.e Fundação Projeto Pescar em 2017, com aulas inicialmente na sede da EJud4, e ampliada para duas turmas concomitantes, com a instituição de aulas na ESA. Esta foi a sexta turma diplomada pela comunidade jurídico-trabalhista – a primeira delas foi formada em 2017.

Clique aqui para assistir ao vídeo da formatura.

Com informações da OAB e do TRT4

 

Leia mais

11/09/2020 - MPT participa da formatura da quinta turma de aprendizes do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
07/12/2019 - Comunidade Jurídico-Trabalhista realiza formatura da quarta turma do Projeto Pescar
20/8/2019 - Comunidade Jurídico-Trabalhista forma terceira turma de alunos do Projeto Pescar
19/7/2019 - Procuradora Marlise palestra para jovens aprendizes da ESA
5/6/2019 - MPT recebe visita de aprendizes da ESA
12/4/2019 - MPT-RS recebe visita de turma de aprendizes do TRT4
1/12/2017 - Comunidade Jurídico-Trabalhista forma primeira turma do Projeto Pescar
7/11/2017 - Voluntários do MPT ministram aulas no Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
19/10/2017 - Alunos do Projeto Pescar participam de aula no MPT-RS
19/4/2017 - Alunos do Projeto Pescar visitam sede do MPT-RS
4/10/2016 - Projeto Pescar prepara formação de jovens na área Jurídico- Trabalhista

 

Tags: Dezembro

Imprimir