MPT-RS participa da inauguração do Núcleo de Educação Profissional no Instituto Caldeira

Centro educativo a ser inaugurado pela Fundação Tênis em 12/4 vai concentrar atividades de ensino para adolescentes em situação vulnerável

Solenidade vai marcar inauguração de núcleo de educação no Campus Caldeira da Fundação Tênis
Solenidade vai marcar inauguração de núcleo de educação no Campus Caldeira da Fundação Tênis

     Será inaugurado nesta quarta-feira, dia 12 de abril, às 16h, o Núcleo de Educação Profissional no Instituto Caldeira (Rua Frederico Mentz, 1.606, bairro Navegantes), criado pela organização não governamental Fundação Tênis com o apoio de diversas entidades, entre elas o Ministério Público do Trabalho. O MPT-RS será representado pelos procuradores Silvana Ribeiro Martins, Juliana Bortoncello Ferreira e Bernardo Mata Schuch.

     O Núcleo de Educação Profissional é um espaço composto por quatro ambientes no Instituto Caldeira, centro educacional localizado no 4º Distrito, de Porto Alegre. Duas salas multimeios são destinadas a aulas teóricas e práticas, cada uma com capacidade para trinta estudantes e equipadas com televisão, projetor, sistema de som e notebooks. Há ainda uma sala utilizada para o atendimento psicossocial dos alunos e outra para o trabalho da equipe da coordenação administrativa e pedagógica.

     Parte dos recursos utilizados para a montagem das salas vieram de valores destinados pelo Ministério Público do Trabalho. O núcleo conta ainda com o apoio de UniRitter e Zero-Defect.

    Parceria

     O MPT-RS vem realizando com a Fundação Tênis programas de cunho social e educativo voltados as crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A parceria já deu origem a iniciativas como o Programa Jovem Aprendiz e o projeto Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho, que oferece para os adolescentes cursos como empreendedorismo, barbearia e tecnologia da informação. A criação do Núcleo de Educação Profissional ajuda a concentrar e a qualificar a infraestrutura para esse tipo de iniciativa fruto da parceria entre as instituições.

     O projeto teve o apoio do MPT-RS inicialmente pelo PA-PROMO 1271/2021, procedimento ligado à Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e que promove ações interinstitucionais para diminuição de mendicância infantil e para a formação profissional de jovens e adolescentes. Os cursos oferecidos no projeto têm o objetivo de ampliar, por meio da orientação profissionalizante, oportunidades dignas de educação e empregabilidade para jovens em situação de vulnerabilidade – que enfrentam dificuldades ampliadas em um mundo do trabalho em acelerada transformação.

     Ao longo da parceria com a entidade, o MPT-RS já realizou uma série de destinações para garantir a continuidade do projeto. O trabalho com a Fundação já contou com a colaboração dos procuradores Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, Silvana Ribeiro Martins, Bernardo Mata Schuch, Mariana Furlan Teixeira, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, Paula Rousseff Araujo, Priscila Dibi Schvarcz, Juliana Bortoncello Ferreira e Fernanda Arruda Dutra.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Abril

Imprimir