Quatro ex-alunos do Projeto Pescar conquistam bolsas integrais do ProUni em faculdades particulares

Iniciativa é promovida pela Comunidade Jurídico-Trabalhista e oferece formação gratuita a jovens entre 16 e 19 anos

 

     O Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com várias instituições, entre elas o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), para oferecer formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos. Os ótimos resultados da iniciativa não se restringem aos cursos ministrados em sala de aula ou aos estágios e trabalhos para os quais os estudantes são chamados. O aprendizado e o incentivo dos educadores somados ao empenho e dedicação dos jovens também podem encurtar o caminho até a universidade.

     Foi o que ocorreu neste semestre com quatro jovens egressos do projeto. Amanda Antunes, Arthur Oli Moreira Souza, Eduarda Freitas de Oliveira e Ester Rosa Alves conquistaram bolsas integrais para cursar o ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) em universidades particulares de Porto Alegre. A seleção para o programa do Ministério da Educação considera aspectos socioeconômicos das famílias, mas, especialmente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

     Conheça um pouco mais sobre os jovens e os detalhes da nova fase de cada um deles:

     Amanda Antunes

     A moradora de Porto Alegre tem 21 anos e participou do Pescar em 2021. Ela conheceu o Projeto porque o sobrinho integrou uma turma em 2019. Hoje, ela trabalha na Vieira Melo & Lionello Lawtech, uma empresa de tecnologia na área jurídica.

     A Psicologia foi o curso escolhido por Amanda. As aulas tiveram início no mês de março, na Faculdade Factum.

     "O Pescar foi um grande contribuinte para que essa conquista acontecesse. Eu não poderia deixar de citar o educador André Cintra. Durante as diversas aulas sobre saúde mental, eu mudei e entendi sobre o autoconhecimento. Antes do Pescar, eu não tinha tal percepção. Por isso, e por outros mil motivos, o Projeto Pescar foi fundamental para minha futura profissão e também para mim como pessoa”, relata a jovem. “Sempre serei grata por todas as oportunidades e benefícios que o curso me proporcionou e a cada pessoa que contribui para que esse sonho se realizasse", completa Amanda.

     Arthur Orli Moreira Souza

     O jovem de 20 anos é morador do Bairro Partenon, em Porto Alegre. Ele conta que conheceu o Projeto Pescar quando procurava um estágio e fazia pesquisas na internet.

     O curso realizado em 2021 o levou longe. Arthur foi à Capital Federal, onde ele e os colegas puderam conhecer os prédios-sede dos poderes da República; conquistou um estágio no escritório Juchem Advogados e, mais recentemente, iniciou o curso de Direito na PUC-RS. Como as demais colegas, ele obteve a bolsa integral pelo ProUni.

     "Escolhi este curso justamente por causa do Projeto Pescar. O Projeto abriu meus horizontes e me mostrou um caminho novo, que eu desconhecia. Por meio do Pescar, eu pude conhecer muitas pessoas brilhantes", comemora.

     Eduarda Freitas de Oliveira

     Eduarda tem 21 anos e é moradora de Canoas. Aos 19 anos, entrou para a Turma do Pescar. A indicação foi da meia-irmã, Ananda, ex-aluna do Projeto e atual acadêmica de Direito da UFRGS. Desde o fim das aulas do Pescar, Eduarda trabalha na Caixa de Assistência dos Advogados do RS, no prédio da OAB.

     A estudante cursa o primeiro semestre de Psicologia na PUC-RS. Ela lembra que em uma das primeiras aulas do Pescar, quando perguntada se queria fazer curso superior, a resposta veio imediatamente: Psicologia! “O que me ajudou a chegar até aqui foi o amor. O amor que o Pescar me deu ao me abraçar e me deixar fazer parte disso. Honestamente, acho que não conseguiria chegar aonde cheguei sem a bagagem que herdei desse trabalho lindo que é o Projeto Pescar”, declara Eduarda.

     Ela prossegue falando de forma entusiasmada sobre o curso que considera ter contribuído para uma transformação de vida: “É linda a forma como todas as pessoas envolvidas tocam esse Projeto, com tanto amor, carinho e dedicação. Acho que é isso que faz eles conseguirem transformar jovens incríveis em pessoas brilhantes, que podem ser vistas e se fazer enxergar. O Pescar nos dá voz, nos dá força, nos empodera e nos encoraja a irmos atrás dos nossos sonhos, a sermos boas pessoas”, finaliza Eduarda.

     Ester Rosa Alves

     Ester tem 22 anos e mora em Alvorada. Ela também passou no curso de Psicologia da PUC-RS. A jovem já cursava Fonoaudiologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), mas desistiu do curso porque o horário integral a impedia de trabalhar. Ela conta que conhecia o Projeto Pescar há bastante tempo, pois os dois irmãos mais velhos foram alunos na SOUL (empresa parceira do Projeto), em Alvorada.

     Para a jovem, o curso de Psicologia era um antigo sonho. “Por ser extremamente concorrido, eu não acreditava que iria realizar. No Pescar, pude ter contato com o André e a Carol, que são profissionais e pessoas incríveis e que me motivaram muito a perseguir esse objetivo”, relata.

     Ester afirma que teve muito apoio dos familiares e que foi a primeira pessoa da família a ingressar em uma universidade. “De onde eu venho, fazer um curso superior é um sonho solitário. Ninguém sabia muito como me ajudar e me orientar para realizar esse sonho porque é uma oportunidade que eles, infelizmente, não tiveram”, diz.

     A nova acadêmica de Psicologia avalia que tudo o que aprendeu no Pescar foi decisivo para que ela se planejasse e transformasse o sonho em um objetivo concreto e possível. “O Pescar não é um Projeto para assinar tua carteira de trabalho, ele transforma tua vida em cada área dela. A gente não é preparada para ser mão de obra mais barata, é preparada para ser uma pessoa com sonhos e perspectivas para o futuro. Isso sim é transformar uma vida!”, enfatiza.

     Comunidade Jurídico-Trabalhista

     As turmas  do Projeto Pescar da  Comunidade Jurídico-Trabalhista decorrem de uma parceria da Fundação Projeto Pescar com MPT-RS, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Escola Superior de Advocacia (ESA), Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RS).

     A iniciativa oferece capacitação gratuita a jovens entre 16 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social, para que possam ingressar no mercado de trabalho de forma segura, e já foi finalista do Prêmio Innovare em 2021. Mais informações podem ser obtidas na página do Projeto Pescar do site do TRT-4 ou pelo e-mail projetopescar@trt4.jus.br.

Notícia elaborada com base em texto de Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4).

LEIA MAIS SOBRE O PROJETO PESCAR:

08/02/2023 - Ex-alunas do Projeto Pescar passam no vestibular e ingressam na UFRGS e no Instituto Federal
19/12/2022 -Mais duas turmas de aprendizes do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista se formam

10/12/2021 -Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista é reconhecido no prêmio Innovare
03/12/2021 -MPT participa da formatura de duas turmas de aprendizes do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
11/12/2020 -MPT-RS participa da solenidade virtual de formatura da 6ª turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
11/09/2020 - MPT participa da formatura da quinta turma de aprendizes do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
07/12/2019- Comunidade Jurídico-Trabalhista realiza formatura da quarta turma do Projeto Pescar
20/8/2019 - Comunidade Jurídico-Trabalhista forma terceira turma de alunos do Projeto Pescar
19/7/2019 - Procuradora Marlise palestra para jovens aprendizes da ESA
5/6/2019 - MPT recebe visita de aprendizes da ESA
12/4/2019 - MPT-RS recebe visita de turma de aprendizes do TRT4
1/12/2017 - Comunidade Jurídico-Trabalhista forma primeira turma do Projeto Pescar
7/11/2017 - Voluntários do MPT ministram aulas no Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
19/10/2017 - Alunos do Projeto Pescar participam de aula no MPT-RS
19/4/2017 - Alunos do Projeto Pescar visitam sede do MPT-RS
4/10/2016 - Projeto Pescar prepara formação de jovens na área Jurídico- Trabalhista

Tags: Abril

Imprimir