MPT reverte mais de R$ 340 mil para projeto de profissionalização de jovens da Fundação Tênis

O valor, pago por irregularidades trabalhistas, beneficiará a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) reverteu R$ 342.981,28 para o Núcleo de Aprendizagem Profissional da Fundação Tênis no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Os valores foram aplicados na construção do espaço, que conta com duas salas multimeios, voltadas à formação profissional de jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, participantes de projetos de aprendizagem profissional e profissionalização para as carreiras de tecnologia da Informação, barbearia e empreendedorismo.

    Além delas, com capacidade para trinta estudantes cada e equipadas com televisão, projetor, sistema de som e notebooks, há também uma sala para atendimento psicossocial; e uma para a coordenação administrativa e pedagógica do curso. Atualmente, estima-se que cerca de 300 jovens sejam diretamente beneficiados com o novo espaço, que terá turmas de curta, média e longa duração da Fundação Tênis.

    O órgão participou na quarta-feira (17/4), da inauguração do espaço, sendo representado pela procuradora regional do MPT Silvana Ribeiro Martins, e pelos procuradores do MPT em Porto Alegre Juliana Bortoncello Ferreira e Bernardo Mata Schuch, responsáveis pelas reversões de valores ao espaço, que também conta com o apoio da universidade UniRitter e da empresa Zero-Defect, que doaram móveis.

    Além desta destinação, o MPT já beneficiou anteriormente os projetos de profissionalização da entidade voltados a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, como o projeto Jovem Aprendiz e o projeto Desenvolvendo Competências para o Mundo do Trabalho. Estes projetos receberam também reversões de valores sob responsabilidade dos procuradores Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, Silvana Ribeiro Martins, Mariana Furlan Teixeira, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, Paula Rousseff Araujo, Priscila Dibi Schvarcz e Fernanda Arruda Dutra.

    A destinação de valores, bens e serviços é realizada pelo MPT para a reparação de danos morais coletivos em decorrência de constatação de irregularidades trabalhistas, tanto judicial quanto extrajudicialmente. Além de compensarem mais rapidamente a comunidade local, as reversões possibilitam às partes a negociação da redução e parcelamento de indenizações e multas. As entidades beneficiadas devem prestar contas posteriormente ao MPT.

    Veja em nosso Instagram @mpt.rs projetos beneficiados, com destaque para iniciativas de escolas, polícias e Sistema Único de Saúde (SUS) local, especialmente durante a pandemia.

Fotos: Divulgação/Fundação Tênis
Texto: Luis Nakajo (Analista de Comunicação)

Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Abril

Imprimir