Procuradores do RS visitam espaços memoriais do MPT-PE e do TRT-6, em Recife

Silvana Ribeiro Martins e Victor Hugo Laitano são os coordenadores da comissão para implantar memorial histórico na sede do MPT-RS

     Os procuradores regionais do Trabalho vinculados ao MPT-RS Silvana Ribeiro Martins e Victor Hugo Laitano realizaram, na segunda e na terça-feira (17 e 18/4), visita institucional às sedes do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), em Recife. Silvana Martins e Victor Hugo Laitano são, respectivamente, coordenadora e coordenador-substituto do Projeto Memória da PRT da 4ª Região, dedicado à pesquisa e ao estabelecimento de um memorial sobre a a atuação do MPT na defesa da legislação trabalhista no Rio Grande do Sul. A visita teve o intuito de conhecer as  experiências das duas instituições pernambucanas nas montagens dos seus espaços de história e memória.

     A primeira visita foi realizada à sede do MPT-PE, na tarde do dia 17. Os procuradores gaúchos foram recebidos pela procuradora-chefe da instituição, Ana Carolina Ribemboim, e pela procuradora regional do Trabalho Maria Angela Gomes, ambas integrantes da Comissão do Memorial local.

     Localizado no 10º andar da sede do órgão, no bairro Espinheiro, em Recife, o espaço conta com uma exposição permanente sobre a atuação do MPT-PE, bem como sobre as relações de trabalho naquele Estado. O conteúdo é exposto em três instalações interativas que apresentam detalhes da criação do MPT no Brasil e no Estado, bem como a memória do progresso institucional na Linha do Tempo; além de expor as principais atuações das coordenadorias regionais.

     Os dois procuradores do MPT-RS também estiveram, na terça-feira, no Memorial do TRT-6, na sede do tribunal, no Cais do Apolo, centro de Recife. Foram recebidos pelo chefe da Seção de Gestão Documental e Memória do Regional, Ricardo Rezende, e pela desembargadora aposentada e estudiosa da preservação do acervo histórico do Judiciário trabalhista Eneida Melo.

     No Memorial do TRT-6, o procurador e a procuradora conheceram um pouco da política de preservação e difusão do tribunal, bem como puderam ver o acervo reunido no local, formado por registros de processos históricos, banco de fotos, linha do tempo, coleções de publicações e exposição de equipamentos e mobiliário de época.

     A atual composição do Projeto Memória do MPT-RS foi definida pela portaria 193, publicada em 15 de junho de 2022. Além dos procuradores coordenadores, a comissão, em atividade para elaborar o espaço memorial do MPT gaúcho, reúne servidores representantes da Assessoria de Comunicação, da Coordenadoria de 2º Grau, da Seção de Documentação e Biblioteca, do Setor de Patrimônio e da Divisão de Tecnologia de Informação.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Imprimir