MPT promove curso para parceiros nas forças-tarefas

Capacitação abordou métodos para análise ergonômica; aulas foram ministradas para servidores da Renast e do CREA

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu, nestas quarta e quinta-feira (20 e 21/6), o 6º Curso Sobre Métodos Para Análise Ergonômica para servidores dos parceiros nas forças-tarefas de frigoríficos e hospitais. A capacitação foi realizada na Sala de Cursos, no 2º andar da Sede Centro do MPT, em Porto Alegre, totalizando 16 horas-aula. Participaram 19 profissionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Sul (Renast-RS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

Edoardo Santino
Edoardo Santino

     Este 6º curso foi ministrado pelo médico do Trabalho Edoardo Santino, da Escola Ocra Brasiliana, com sede em Curitiba (PR). A Escola é a única em país de língua portuguesa associada à International Ergonomics School (EPI). Também é a única Escola representante no Brasil dessa organização internacional e a única habilitada e autorizada a ministrar cursos, capacitações e treinamentos da Metodologia OCRA (CheckList, Índice, NIOSH by OCRA, Clinico e MAPHO). Santino e o médico Ruddy Facci são os únicos profissionais qualificados, habilitados e autorizados pela EPM a ministrar cursos, treinamentos e capacitações de todas as metodologias OCRA (ABNT NBR11228-3/2014), assim como os métodos MAPHO e NIOSH by OCRA (ISOs 11.228-1, 11.228-2 e 11.228-3).

     O evento foi organizado pelo procurador do MPT Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul). "O 1º curso foi ministrado em maio de 2016. Mais dois cursos aconteceram em 2017. Em 2018, foram realizados outros dois cursos. O 4º, em 25 e 26 de janeiro, foi sobre análise ergonômica do trabalho de movimentação de pacientes hospitalizados. E o 5º, em 11 e 12 de abril, abordou análise ergonômica pelo método Check List OCRA, que avalia risco de quem trabalha com esforço repetitivo de membros superiores", informou Ricardo.

     O objetivo dos cursos é treinar em ergonomia servidores dos parceiros, incluindo também a Fundação Jorge Drupat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), para que saibam identificar riscos ocupacionais no ambiente de trabalho fiscalizado e interpretar as análises ergonômicas, para melhor identificar erros e fazer avaliações mais adequadas. ​Aproximadamente 110 profissionais já foram capacitados para atuar nas forças-tarefa em hospitais e frigoríficos.

     O MPT firmou parceria recente, por meio de termo de cooperação técnica, com CREA e Renast. A meta de ter servidores mais capacitados é para capilarizar a fiscalização e agilizar a instrução dos inquéritos civis (IC), além de facilitar o trabalho do MPT no desenvolvimento das investigações dos inquéritos e no ajuizamento das ações civis públicas (ACPs). Em janeiro, o método estudado foi o Mapho, para movimentação de pacientes em hospitais. Ainda estão previstos mais três cursos para este ano, todos voltados para os agentes públicos que integram as forças-tarefa de frigoríficos e de hospitais.


Leia mais

12/4/2018 - MPT-RS capacita servidores em análise ergonômica
26/1/2018 - MPT promove curso de capacitação para atuação no projeto Hospitais

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir