Curso qualifica sobre projetos de trabalhos decentes baseados em evidências e orientados para resultados

Membros e assessores do MPT-RS receberam conhecimentos sobre tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação macro, com fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas realidades de cada município, circunscrição e região

     A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Coordenação de Ensino do Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveram, nestas quarta e quinta-feira (20 e 21/6), o curso “Projetos de trabalhos decentes baseados em evidências e orientados para resultados". A carga horária foi de 16 horas-aula. A capacitação foi realizada no auditório da Sede Centro do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre. O objetivo do curso foi prover aos participantes conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação macro, com o fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas as realidades de cada município, circunscrição e região. Aproximadamente 30 membros e assessores, da Capital e do Interior gaúcho, participaram do curso de forma presencial, além de outros que acompanharam a capacitação por videoconferência. O curso teve apoio organizacional do Núcleo de Formação Continuada do MPT-RS. 

Procurador Luis Fabiano de Assis
Procurador Luis Fabiano de Assis

     O orientador pedagógico e capacitador foi o procurador do MPT Luis Fabiano de Assis (lotado em Anápolis-GO), bacharel, mestre e doutor em Direito pela USP. Também é secretário de Pesquisa e Análise de Informações do MPT, coordenador do Smartlab e do DataHub do Trabalho Decente. Representa, ainda, o MPT em eventos nacionais e internacionais sobre o uso de técnicas de cruzamento de dados e tecnologias aptas a fortalecer iniciativas de promoção do Trabalho Decente. A estratégia de aprendizagem utilizada foi a aula expositiva dialogada.

     Os objetivos da aprendizagem, no primeiro dia, foram "entender novos conceitos e instrumentos em seu potencial de transformar a atuação do MP e de instituições de law enforcement ao redor do mundo"; "visualizar horizontes de aplicação no dia a dia do MP Brasileiro e, em especial, do MPT, em cooperação com outros atores nacionais e internacionais"; e "entender processos relacionados ao uso de dados e à sua transformação em informações, em conhecimento e em impacto social". No segundo dia, os objetivos foram entender "o potencial e as oportunidades de uso de bancos de dados públicos e confrontar a efetividades de formas tradicionais de investigação" e "como usar ferramentas disponíveis relacionadas aos conceitos apresentados".


Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir