Palestra com diretor de "Cromossomo 21" traz reflexão sobre potencial de pessoas com deficiência

Evento foi realizado pela Prefeitura de Porto Alegre com apoio do MPT e do MPF,  e encerrou XXII Semana da Pessoa com Deficiência

     A palestra “Como empoderar pessoas com deficiência”, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) da Prefeitura de Porto Alegre e apoiada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério Público Federal (MPF), encerrou oficialmente, nessa quarta-feira (28/8), a XXII Semana da Pessoa com Deficiência. O evento foi ministrado por Alex Duarte, criador do projeto Cromossomo 21, que atua em prol do desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. Com entrada franca, a palestra começou pontualmente às 15h, no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4).

     Com público diverso de mais de 150 participantes, que contemplou pessoas com deficiências (PCDs), pais e educadores, a palestra contou com intérprete de Libras durante todo seu andamento. O evento se iniciou com mostra do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, onde Alex Duarte apresenta e promove o filme Cromossomo 21. Em seguida, o diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Brasil, começou formalmente o evento com uma fala de abertura, para em seguida introduzir o palestrante Alex Duarte.

     Após promover abraço coletivo entre membros da plateia, Duarte centrou sua apresentação na frase: “Inclusão não é favor, inclusão social é urgência”. O palestrante, mantendo seu discurso interativo com o público, falou sobre a necessidade de muitas PCDs de conquistar a própria liberdade e autonomia, e sobre o papel de toda sociedade na construção desse empoderamento.

     Além de trazer diversos recursos audiovisuais, como o trailer do filme “Cromossomo 21” e um vídeo apresentando o projeto de mesmo nome, a palestra contou com várias homenagens tocantes, entre elas uma salva de palmas para os organizadores da Semana da Pessoa com Deficiência - dentre elas, o representante regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, o procurador Bernardo Mata Schuch - e os depoimentos de três participantes do documentário “Expedição 21”, todos portadores de Síndrome de Down.

     Alex Duarte, além de dar palestras motivacionais, dirigiu o filme “Cromossomo 21” e o documentário “Expedição 21”, recém-lançado em Gramado, e escreveu 3 livros, entre eles “Como empoderar pessoas com deficiência”, no qual compartilha sua experiência com desenvolvimento pessoal de PCDs, enfatizando modos de lhes dar mais autonomia e independência. O MPT apoiou o evento com reversão de valores e parceria de conteúdo, sob a responsabilidade do procurador Bernardo.

Tags: Agosto

Imprimir