MPT promove audiência sobre combate ao Aedes Aegypti com sindicatos de Caxias do Sul

Encontro faz parte de iniciativa do MPT de prevenção contra o mosquito em empresas da região

Maria Ignez Bertelli e Ricardo Garcia
Maria Ignez Bertelli e Ricardo Garcia

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul realizou, na tarde da última segunda-feira (29/2), audiência sobre a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. O evento - presidido pelo procurador do Trabalho Ricardo Garcia - aconteceu no auditório do MPT em Caxias do Sul e contou com a presença de representantes da Vigilância em Saúde do Município de Caxias do Sul, do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador Região Serra (Cerest Serra) e de dirigentes sindicais da cidade. O encontro teve objetivo de engajar as entidades no mutirão nacional de combate ao mosquito e, especificamente, discutir ações para esse esforço nas empresas que não possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

     A diretora da Vigilância em Saúde do Município de Caxias do Sul, Maria Ignez Bertelli, expôs que o Município mantém o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), no qual são capacitados agentes de saúde para o combate aos focos do mosquito. Na ocasião, ficou acordado que o gerente da Vigilância em Saúde do Município de Caxias do Sul, Julinho Santini, disponibilizará uma data para a realização de capacitação para os dirigentes sindicais. O curso será realizado no auditório do NEPS e terá como objetivo capacitar os dirigentes sindicais para serem capacitadores, multiplicando a ação da Secretaria da Saúde nas categorias profissionais.

     Também foi decidido que a Secretaria da Saúde repassará aos sindicatos as artes de materiais que já possui - folhetos explicativos, cartazes, etc - para uso das entidades nos seus próprios materiais, e reprodução pará distribuição nas categorias. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Caxias do Sul (STIA Caxias do Sul), Arlete Schmitz, levantou a questão referente ao acúmulo de resíduos sólidos nas ruas, por ausência de coleta regular de lixo. Santini relatou que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) mantém o Ecoponto, no qual podem ser entregues tais objetos, e também esclareceu que nem todos os materiais depositados na rua ou recolhidos pela Codeca se tornarão criadouros do mosquito.

Audiência ocorreu no Auditório do MPT em Caxias do Sul
Audiência ocorreu no Auditório do MPT em Caxias do Sul

    A reunião com as entidades é a terceira iniciativa do MPT, que já expediu, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), notificações recomendatórias para as empresas que possuem CIPA. Junto com o setor da construção civil - empregados e empregadores - MTPS e Secretaria da Sáude, o MPT está promovendo o treinamento de cipeiros para o combate aos focos do mosquito nos canteiros de obras. A previsão é de que sejam distribuídas cerca de 500 notificações. Em visita a CIPAs da região, a técnica de segurança do trabalho Eliana Benedetti afirmou que foi surpreendida pela manifestação positiva: “as empresas, recebendo a notificação ou não, estão engajadas na ‘caça ao mosquito’”.

     O treinamento dos cipeiros da construção está marcado para o dia 14/4, no auditório do NEPS, em dois períodos. O auditório tem capacidade para 100 pessoas, e as empresas e sindicatos da região já estão divulgando o curso.

     O procurador do Trabalho Ricardo Garcia explicou que "as iniciativas tomadas atuam em dois níveis - ação efetiva, nas empresas maiores, que dispõe de estrutura, a CIPA, dedicada à promoção da saúde no trabalho, e informação, como multiplicador de conhecimentos que serão utilizados por trabalhadores nos seus ambientes de trabalho, lares e bairros, de modo a engajar o mundo do trabalho no mutirão nacional de combate e eliminação do aedes aegypti".

Clique aqui para acessar a ata da audiência.

Clique aqui para acessar a lista de presença da audiência.

Leia mais:

01/3/2016 -  CRPM-Nordeste / RS e CEREST Serra promoverão capacitação sobre Aedes aegypti

16/2/2016 -  MPT e MTPS em Caxias do Sul notificam empresas no combate ao mosquito aedes aegypti

Texto: Manoella van Meegen (estagiária de Jornalismo)
Foto: Lucas Paim
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir