Projeto apoiado pelo MPT em Uruguaiana recebe prêmio do Ministério da Saúde

“Reciclando o Futuro”, do Cerest Oeste, foi reconhecido como melhor experiência em vigilância popular em Saúde do trabalhador

     O projeto “Reciclando o Futuro”, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Oeste, recebeu na última quinta-feira (8/12) prêmio do Ministério da Saúde, no 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (10º Renastão). O projeto, desenvolvido com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana e das Prefeituras de oito municípios da Fronteira Oeste, foi reconhecido no evento como melhor experiência em vigilância popular em Saúde do trabalhador.

    O projeto beneficiou diretamente cerca de 750 recicladores da região, catadores autônomos, cooperativados e trabalhadores da coleta municipal, própria ou terceirizada. Eles receberam equipamentos de proteção individual (EPIs), como botina, luva, óculos e colete reflexivo, e kit de alimentação e higiene, distribuídos em mutirões realizados de março a julho de 2022. O projeto também incluiu capacitação sobre saúde e segurança do Trabalho, e a aplicação de vacinas e testes rápidos, além da atualização do Cadastro Único, oferecidos por órgãos parceiros.

     Os municípios atendidos pelo projeto são os da área de atuação do Cerest Oeste: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana, Maçambará, Quaraí, Santana do Livramento e Uruguaiana. O perfil socioeconômico do público é, segundo o Cerest, majoritariamente feminino, com 54% mulheres, a maior parte sendo o único membro da família que trabalha, com renda inferior a R$ 200 por mês.

     O projeto contou com reversão de R$ 145.500, pagos por empresas da região devido ao descumprimento da legislação trabalhista. A reversão é de responsabilidade dos procuradores do MPT em Uruguaiana Lucas Santos Fernandes e Hermano Martins Domingues.

Administra ou conhece algum projeto social? Compartilhe:
Veja como cadastrar projetos sociais

Veja em nosso Instagram @mpt.rs outros projetos beneficiados na região, com destaque para iniciativas de escolas, polícias e Sistema Único de Saúde (SUS) local, especialmente durante a pandemia.

Com informações do Cerest Oeste

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | 
prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

 

Tags: Dezembro

Imprimir