Prefeito apresenta avanços da reformulação de unidades de triagem de lixo reciclável de Porto Alegre

Apresentação aconteceu em reunião do Fórum dos Catadores, realizada na sede do MPT-RS, nesta segunda-feira (23)

Clique aqui para acessar no Flickr fotos (em alta resolução) publicadas nesta página (autor: Luis Nakajo / MPT)

      Em reunião do Fórum de Catadores de Porto Alegre, nesta segunda-feira (23/3), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou detalhes do avanço do plano de reestruturação das unidades de triagem (UTs) de material reciclável da Cidade. O plano decorre de termo de cooperação técnica firmado em maio de 2014, baseado em estudo técnico da Cooperativa Mãos Verdes, em parceria com a Braskem. O evento aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), que participa do Fórum como apoiador.

Em apresentação, prefeito destacou melhorias em UTs na Cidade
Em apresentação, prefeito destacou melhorias em UTs na Cidade

     Entre os avanços obtidos, de acordo com o prefeito, destacam-se o início do trabalho com os educadores, através de capacitação, além das melhorias imediatas, inclusive elétricas, nas UTs Cavalhada, Campo da Tuca, Restinga, Frederico Mentz, Santíssima, Vila Pinto e São Pedro. Obras em 11 das 18 UTs devem ser concluídas até o fim do mês. Edital para obras em outras 5 devem ser feitas através de novo edital. O projeto totaliza até o momento investimento de R$ 1.515.803,23.

Clique aqui para ver a apresentação do prefeito José Fortunati

Procurador Rogério, durante a cerimônia de apresentação do prefeito
Procurador Rogério, durante a cerimônia de apresentação do prefeito

     O procurador-chefe adjunto do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, afirmou que o projeto é uma construção coletiva, que pode ser aprimorada constantemente. “O projeto não depende apenas das instituições, mas também dos beneficiários, que devem participar da implementação do plano, de modo diário. Este é também o princípio do Fórum, que é concebido como um espaço de participação para os catadores, tudo objetivando a melhoria das condições de saúde e segurança e o aumento de renda”, explicou.

Evento foi realizado no auditório do MPT-RS
Evento foi realizado no auditório do MPT-RS

     Estiveram presentes na frente de honra, além do procurador e do prefeito, o vice-prefeito Sebastião Melo, a promotora Annelise Steigleder, da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, o secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, o diretor-geral adjunto do DMLU, Vercidino Albarello, e o representante do Fórum Antônio Matos. Cerca de 50 pessoas participaram do evento.

Leia mais:

22/5/2014 - Prefeitura e Braskem firmam acordo para reformar coleta seletiva e reciclagem municipal
15/8/2014 - Unidade de triagem de resíduos sólidos na Zona Norte é fechada por irregularidades trabalhistas e ambientais

Terceira foto: Luciano Lanes (Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Texto e demais fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir