Jornalistas gaúchos ganham prêmio MPT de Jornalismo 2015

Veículos do Estado também ganharam prêmios na etapa regional e nacional por categorias

Clique aqui para acessar o álbum de fotos completo da cerimônia no Facebook.

 

     Os jornalistas Carlos Rollsing e Humberto Trezzi, da Zero Hora, venceram na noite desta sexta-feira (14) o prêmio especial MPT de Jornalismo, escolhido entre os vencedores da etapa nacional por categorias da competição. Os repórteres são responsáveis pela webreportagem “Os novos imigrantes”, vencedora da categoria nacional webjornalismo.

     Além deles, venceram na etapa regional Sul: Diego Queijo (Diário Popular, de Pelotas), na categoria jornal impresso, e Carine Prediger Da Pieve (Unijuí FM), na categoria radiojornalismo. É a segunda edição do prêmio, realizada pelo MPT com valores provenientes de acordo judicial com empresa do ramo alimentício. Ao todo, o prêmio distribuiu quase R$ 400 mil, contando com cerca de 250 inscrições. A iniciativa do MPT busca valorizar matérias jornalísticas dedicadas à investigação e à denúncia de irregularidades trabalhistas. 

Luiz Henrique Berger, representando a Rádio Unijuí; Carlos Rollsing e Diego Queijo, junto de Helen Anacleto (Band News Curitiba)
Luiz Henrique Berger, representando a Rádio Unijuí; Carlos Rollsing e Diego Queijo, junto de Helen Anacleto (Band News Curitiba)

 

Leia os trabalhos vencedores:

       Em “Os novos imigrantes”, do jornal Zero Hora, o foco é o novo rosto da migração no país. Em 2010 foram cerca de mil migrantes caribenhos e africanos que pediram refúgio no Brasil. Em 2014, só no primeiro semestre, quase 18 mil. É o mais completo mapeamento feito por jornalistas no sul do país sobre o enraizamento dos novos migrantes caribenhos e africanos. Em um mês de apuração, as jornalistas viajaram para oito municípios que concentram novos migrantes. Os sonhos dos imigrantes, suas motivações, as agruras que passam na viagem até o Brasil são abordadas. Além disso,  a reportagem denunciou os coiotes (intermediários) que promovem tráfico humano em grande escala.​

Clique aqui para acessar a reportagem “Os novos imigrantes”. 

     Dividida em dois capítulos, a reportagem investigativa, do jornal Diário Popular, de Pelotas, “Inimigos Invisíveis” traz à tona a situação sobre a atividade carbonífera no município de Candiota. Na primeira parte, o texto foi escrito com base em estudo de pesquisadora da UFRGS com funcionários da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Os resultados apontaram efeito genotóxico e mutagênico do carvão em todos os pesquisados. A ação motivou abertura de investigação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já o segundo aborda a falta de dados sobre a doença e as dúvidas sobre a saúde na comunidade. O Diário Popular revela a dificuldade de relacionar problemas respiratórios dos mineiros devido à ausência de notificação aos órgãos de prevenção e de vigilância.

Clique aqui para acessar a reportagem “Inimigos Invisíveis”. 

   Reportagem especial, preparada para o Dia do Trabalho, “O silêncio dos trabalhadores do campo: o envenenamento velado pelo uso de agrotóxicos e a ausência de amparo legal devido ao medo de denunciar”, da rádio Unijuí, de Ijuí, fala sobre a realidade da região Noroeste do Estado quanto ao uso de agrotóxicos pelos trabalhadores do campo. O trabalho aborda como o  MPT enxerga o agricultor que comete o crime de aplicação, utilização e manuseio de agrotóxicos. Fala, ainda, sobre o medo dos trabalhadores de serem enquadrados na prática criminal, a impossibilidade de processar o fabricante destes produtos químicos, as denúncias e as notificações de intoxicações na região.

Clique aqui para acessar a reportagem “Silêncio dos trabalhadores do campo”. 

 

Leia mais:
21/7/2015 - Profissionais no Rio Grande do Sul conquistam três categorias na fase regional do Prêmio MPT de Jornalismo
15/7/2015 - Prêmio MPT de Jornalismo 2015 divulga finalistas
4/2/2015 - Abertas inscrições para Prêmio MPT de Jornalismo 2015
12/12/2014 - Jornalista gaúcho conquista fase nacional do 1º Prêmio MPT de Jornalismo
13/11/2014 - Dois jornalistas gaúchos conquistam fase regional Sul do 1º Prêmio MPT de Jornalismo

Foto: Rodrigo Pimenta (Kardel Fotografia)
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir