MPT, MPE e DPE promovem seminário de avaliação do programa Todos Somos Porto Alegre

Programa cadastrou cerca de 2600 catadores e recicladores na cidade, o dobro do esperado

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu em sua sede, na segunda-feira (28/11), seminário de avaliação do programa Todos Somos Porto Alegre, do poder executivo municipal, voltado à qualificação profissional e à melhoria das condições de trabalho dos catadores e recicladores do Município. O evento foi realizado em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e com a Defensoria Pública do Estado (DPE), contando com a participação de membros do Fórum dos Catadores.

Procuradora Fernanda Arruda Dutra, responsável pelo acompanhamento do projeto por parte do MPT
Procuradora Fernanda Arruda Dutra, responsável pelo acompanhamento do projeto por parte do MPT

     O evento foi conduzido pela Cooperativa Mãos Verdes, responsável pelo projeto, em cooperação com a Braskem. Foram discutidos o andamento, as conquistas e as dificuldades de acordo com os três eixos temáticos do programa: melhoria das unidades de triagem; políticas públicas de inclusão produtiva de catadores; e educação ambiental. Balanço inicial da Mãos Verdes aponta que houve 2600 recicladores cadastrados na cidade, o dobro do previsto no estudo preliminar. As quatro equipes de abordagem, além de realizar o encaminhamento dos cadastrados a programas de qualificação profissional, também os encaminharam à assistência social e os auxiliaram na busca de documentos.

     O resultado das discussões poderá servir para a elaboração de recomendações dos Ministérios Públicos à Prefeitura, que no próximo ano tem troca de gestão. As conclusões serão transcritas e disponibilizadas em seguida aos participantes interessados.

Leia mais:
20/11/2015 - Prefeitura assina Termo de Reajuste dos valores das Unidades de Triagem Local
23/3/2015 - Prefeito apresenta avanços da reformulação de unidades de triagem de lixo reciclável de Porto Alegre
15/8/2014 - Unidade de triagem de resíduos sólidos na Zona Norte é fechada por irregularidades trabalhistas e ambientais
22/5/2014 - Prefeitura e Braskem firmam acordo para reformar coleta seletiva e reciclagem municipal

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328

Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Dezembro

Imprimir