☎️ Neste final de semana de eleições, o MPT estará de plantão para receber denúncias de assédio eleitoral.
A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700 / (53) 3310-7711
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

MPT notifica Beneficência Portuguesa (Pelotas) por 180 irregularidades

10ª operação da força-tarefa estadual dos hospitais investigou, nesta semana, todos postos de trabalho da unidade pelotense, visando assegurar condições de saúde e de segurança aos 750 trabalhadores

      O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou, nesta sexta-feita (17/8), a Sociedade Portuguesa Beneficência - Hospital, de Pelotas, para que adote 180 providências necessárias para a adequação de sua conduta. Tais medidas são sem prejuízo da correção de outras constatações a serem demonstradas nos relatórios técnicos de inspeção realizadas no estabelecimento. A notificação de 20 páginas resulta da décima operação surpresa da força-tarefa estadual de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul, realizada nesta semana. A unidade está localizada na rua Andrade Neves, 915, Centro pelotense. A Beneficência tem 750 empregados. O MPT atendeu Constituição Federal, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Normas Regulamentadoras (NRs) expedidas pelo Ministério do Trabalho (MT). Também considerou tudo quanto verificado pelos técnicos dos órgãos parceiros componentes do grupamento operativo.

     As providências envolvem 15 situações de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), 14 de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), 13 de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), 15 de Análise Ergonômica de Trabalho (AET), 3 de comunicações obrigatórias, 4 de investigações de acidentes de trabalho, 32 de segurança no trabalho, 35 de saúde no trabalho, 14 de recomendações de ordem geral e 35 de documentos legais inexistentes. A força-tarefa estimou, com base nos dados e dias perdidos fornecidos pelo RH da Instituição, que o hospital teve perda financeira de R$ 567.360,00 em um ano (agosto de 2017 a julho de 2018) com os 2.497 dias de afastamento de seus trabalhadores devido a doenças ou acidentes de trabalho.

Clique a aqui para acessar em PDF a Notificação.

     Na tarde de segunda-feira (13), os integrantes da força-tarefa reuniram-se na sede do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macrosul para ultimar os preparativos da operação. Às 8h de terça-feira (14), a equipe entrou de surpresa no hospital para começar a operação. Foi recebida pela gerente de RH do hospital, Beatriz da Silveira Lima. Foram solicitados 86 documentos à empresa. O grupo se dividiu em quatro equipes para otimizar a fiscalização: ergonomia, saúde do trabalhador e da trabalhadora / dimensionamento de pessoal, segurança e habilitação / responsabilidade profissional. Cada equipe reuniu-se na manhã de quinta-feira para sistematizar o que foi fiscalizado. Na tarde de quinta-feira, foi produzida a notificação única. Na manhã de sexta-feira, o MPT e seus parceiros reuniram-se com a direção, chefes, CIPA e SESMT do hospital, para apresentar o resultado da operação e entregar a notificação.

     Pelotas fica na região Sul do Estado, a 260 km da Capital, Porto Alegre. O grupamento operativo é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é investigar condições de saúde e de segurança dos trabalhadores em todos os postos de trabalho, à semelhança do que é feito nos frigoríficos, desde janeiro de 2014, e nas arrozeiras, desde agosto de 2016. Os principais problemas enfrentados no setor são doenças de coluna pelo esforço de movimentar pacientes, acidentes com perfurocortantes e contaminação biológica. Os demais nove hospitais investigados, até agora, foram Mãe de Deus e Conceição (Porto Alegre), Unimed e Virvi Ramos (Caxias do Sul), Tacchini (Bento Gonçalves), Dom João Becker (Gravataí), São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Santa Cruz (Santa Cruz do Sul) e Centenário (São Leopoldo) foram os nove primeiros investigados. As operações da força-tarefa continuarão ao longo de 2018.

Parceiros

     A operação teve apoio técnico da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Sul (Renast-RS). Pela Secretaria Estadual da Saúde (SES): Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST), Cerest Estadual, Ouvidoria e 6 Coordenadorias Regionais da Saúde (CRSs): 3ª de Pelotas, 4ª de Santa Maria, 7ª de Bagé, 8ª de Cachoeira do Sul, 14ª Santa Rosa e 17ª Ijuí. Pelos municípios, 2 Cerests: Região Fronteira Noroeste (Santa Rosa) e Macrosul (Pelotas). Também apoia a operação o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho (MT). Relatórios dos parceiros instruirão inquérito civil (IC) instaurado no MPT em Pelotas, sob responsabilidade da procuradora Jéssica Marcela Schneider.

     A ação teve participação de 25 integrantes. Pelo MPT, três procuradores Ricardo Garcia (coordenador da força-tarefa dos hospitais, lotado em Caxias do Sul), Márcia Medeiros de Farias e Marlise Souza Fontoura (as duas de Porto Alegre). O CREA também atuou com três profissionais: a supervisora de fiscalização da Serra / Sinos, Alessandra Maria Borges (Caxias do Sul), e os agentes-fiscais Gustavo Marure Vaz (Pelotas) e Mário Paulino (Bagé). A Fundacentro está representada pela chefe de Serviços Técnicos, engenheira de segurança Cristiane Paim da Cunha.

     Pela Renast, foram 18 profissionais: duas psicólogas, Rita Rejane Luedke (DVST e Cerest Estadual, também coordenadora do grupo da Saúde) e Flávia Pereira Albuquerque (Cerest Região Fronteira Noroeste); quatro engenheiros de segurança do trabalho, Marcelo de Andrade Batista (DVST e Cerest Estadual), Ary  Gustavo de Vasconcellos Real (3ª CRS), Rodrigo Pedrolo (14ª CRS) e Danieli Pizzatto Colpo (17ª CRS); três fisioterapeutas, Paola de Oliveira Medeiros e Dulcenéia Soares Alves (as duas do Cerest Macrosul), mais Marisa Flores de Quadros (7ª CRS), duas enfermeiras, Alexandra Camargo de Moraes Novack (Cerest Macrosul) e Maria Luiza Lima (3ª CRS); duas técnicas em Enfermagem, Daiane Bastos Reis (também pedagoga, Cerest Macrosul) e Cristina Costa Koltermann (4ª CRS); a fonoaudióloga Bruna Campos de Cesaro (também ouvidora da SES); a assistente social Maristela Costa Irazoqui (coordenadora do Cerest Macrosul); o médico Hernani Antônio Xavier e o técnico em segurança do trabalho Murilo da Silveira Garcia (os dois do Cerest Macrosul); e a fiscal sanitária, advogada e especialista em saúde Solange Terezinha Alves de Oliveira (8ª CRS).

Histórico

     Em 22 de julho de 2016, o MPT entregou notificação recomendatória ao Hospital Mãe de Deus (HMD), em Porto Alegre, destacando 43 aspectos urgentes de insegurança no trabalho que precisavam de correção. O documento, elaborado ao longo de operação de três dias, realizada de 19 a 21 de julho, foi resultado da primeira operação da força-tarefa. Em 19 de agosto, a Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda, proprietária do Hospital Unimed Caxias do Sul, foi a segunda investigada, na operação realizada de 16 a 18/8. Também recebeu notificação recomendatória para que adotasse providências, visando adequar 64 situações ao disposto na legislação trabalhista.

     Muitos trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) S. A., em Porto Alegre, "pediram socorro" aos integrantes da força-tarefa na terceira operação realizada, de 19 a 21 de outubro. Encontrou-se muito mais problemas do que nas ações anteriores. O MPT notificou o HNSC para que, sem prejuízo de outras medidas que venham a ser necessárias em razão das constatações a serem demonstradas oportunamente nos relatórios técnicos e suas recomendações, adotasse 38 providências, visando adequar situações ao disposto na legislação trabalhista. Também foi recomendado pelo MPT que o GHC observasse todas as determinações nas demais unidades: Hospital Cristo Redentor, Hospital Fêmina, Hospital da Criança, Postos de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial. naquilo que for aplicável, obedecendo aos mesmos prazos.

     Na quarta operação, o MPT expediu recomendação, em 9 de dezembro, à Associação Dr. Bartholomeu Tacchini (Hospital Tacchini), de Bento Gonçalves, para que adote 33 providências, visando adequar situações ao disposto na legislação trabalhista. Recomendou, ainda, paralisação da atividade ou máquina que apresentar risco grave e iminente de acidente de trabalho ou adoecimento, se necessário para viabilizar a correção.

     Em 2017, na quinta operação, o MPT expediu recomendação, em 10/3, à Sociedade Educação e Caridade Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí, para que adotasse 68 providências. Na sexta operação, o MPT expediu recomendação, em 7/4, à Associação Hospitalar Beneficente Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, sobre 190 irregularidades encontradas em 17 conjuntos de setores e atividades. Na sétima operação, o MPT notificou, em 25/8, a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (ACCVR), mantenedora do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, sobre 36 irregularidades. Na oitava operação, o MPT notificou, em 6/10, a Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul, mantenedora do Hospital Santa Cruz (HSC), sobre 52 irregularidades.

     Em 2018, na nona operação, o MPT notificou, em 15/6, a Fundação Hospital Centenário, de São Leopoldo, para que adotasse 112 providências para proteger a saúde e a segurança dos seus 787 empregados.

Leia mais

14/8/2018 - Começa operação do MPT na Beneficência Portuguesa (Pelotas)
6/8/2018 - Relatório recomenda alterações ao Hospital Centenário (São Leopoldo)
1º/8/2018 - Relatório aponta irregularidades de Segurança do Trabalho no Hospital Centenário (São Leopoldo)
31/7/2018 - Renast aponta problemas de Ergonomia no Hospital Centenário (São Leopoldo)
15/6/2018 - Hospital Centenário (São Leopoldo) notificado pelo MPT por 112 irregularidades
12/6/2018 - Começa operação do MPT no Hospital Centenário (São Leopoldo)


23/11/2017 - CREA apresenta relatório detalhado sobre fiscalização no Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
19/11/2017 - Relatório aponta irregularidades na saúde do trabalhador no Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
14/11/2017 - Cerest aponta problemas de Ergonomia do Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
31/10/2017 - Coren notifica Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul) por irregularidade e ilegalidade
13/10/2017 - São Vicente de Paulo (Passo Fundo) firma TAC com MPT
12/10/2017 - Virvi Ramos (Caxias do Sul) necessita gestão das condições ergonômicas de trabalho
11/10/2017 - CREA apresenta relatório detalhado sobre fiscalização no Virvi Ramos (Caxias do Sul)
6/10/2017 - MPT notifica Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
4/10/2017 - Relatório do Cerest aponta aumento dos acidentes de trabalho no Virvi Ramos (Caxias do Sul)
3/10/2017 - Começa operação do MPT no Hospital Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
8/9/2017 - Coren notifica Virvi Ramos (Caxias do Sul) por irregularidade e ilegalidade
25/8/2017- MPT notifica Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul)
22/8/2017 - Começa operação do MPT no Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul)
23/5/2017 - MPT e Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo) discutem TAC
19/5/2017 - 86 gestores de hospitais do Estado ouvem procuradores sobre força-tarefa
16/5/2017 - Procuradores esclarecerão gestores de hospitais sobre força-tarefa
7/4/2017 - MPT identifica irregularidades no São Vicente de Paulo (Passo Fundo)
6/4/2017 - Renast entrega relatório sobre saúde do trabalhador no hospital Dom João Becker (Gravataí)
4/4/2017 - Começa operação do MPT no Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)
29/3/2017 - Relatório aponta ausência de gestão ergonômica no hospital Dom João Becker (Gravataí)
10/3/2017 - MPT notifica hospital Dom João Becker (Gravataí)
7/3/2017 - Começa operação do MPT no Hospital Dom João Becker (em Gravataí)
1/2/2017 - CREA-RS aponta irregularidades no Hospital Conceição (Porto Alegre)
26/1/2017 - Cerest/Serra entrega relatório sobre segurança do Trabalho no hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
24/1/2017 - Fiscalização entrega relatório epidemiológico do hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
12/1/2017 - Fiscalização em Saúde entrega relatório sobre condições do hospital Tacchini (Bento Gonçalves)

28/12/2016 - Relatório aponta ausência de gestão ergonômica no hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
14/12/2016 - Saúde do Trabalhador constata riscos no Hospital Conceição
11/12/2016 - Hospital Conceição não possui conduta respeitável em Ergonomia
9/12/2016 - MPT notifica hospital Tacchini (em Bento Gonçalves)
5/12/2016 - Começa operação do MPT no hospital Tacchini (em Bento Gonçalves)
21/10/2016 - Trabalhadores do Hospital Conceição "pedem socorro"
18/10/2016 - Começa operação do MPT no Conceição (em Porto Alegre)
28/9/2016 - MPT recebe relatório sobre Ergonomia no Hospital Unimed (Caxias do Sul)
28/9/2016 - CREA apresenta ao MPT relatório sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)
15/9/2016 - Cerests apresentam ao MPT relatórios sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)
1/9/2016 - MPT alerta hospitais sobre falta de gestão em saúde e segurança do trabalho
19/8/2016 - MPT notifica Hospital Unimed Caxias do Sul
178/2016 - Máquina interditada no Hospital Unimed Caxias do Sul
16/8/2016 - Começa operação do MPT no Hospital Unimed Caxias do Sul
8/8/2016 - Cerest indica riscos à saúde dos empregados do Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre)
4/8/2016 - CREA-RS aponta irregularidades do Hospital Mãe de Deus
2/8/2016 - Manuseio de cargas e pessoas é crítico no Hospital Mãe de Deus, aponta relatório em Ergonomia, primeiro a ser embasado pelo método MAPHO no Brasil
22/7/2016 - Hospital Mãe de Deus (em Porto Alegre) recebe notificação do MPT-RS para adequar aspectos de segurança e saúde do Trabalho
19/7/2016 - Começa primeira operação da força-tarefa dos hospitais gaúchos

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir